Volkswagen: confira tudo sobre a montadora

Volkswagen: confira tudo sobre a montadora

TERROR dos rivais: Volkswagen faz super lançamento, chega com dois pés na porta e aniquila Chevrolet

Marcas de carro Volkswagen e Chevrolet (Foto: Reprodução, Montagem, TV foco)
Marcas de carro Volkswagen e Chevrolet (Foto: Reprodução, Montagem, TV foco)

Volkswagen supera Chevrolet e consegue feito histórico com lançamento de amado modelo de carro 

Quando se trata de grande marca no mercado brasileiro, a Chevrolet sempre foi uma das grandes quedinhas e preferidas do público. Contudo, isso parece está chegando ao fim após o lançamento de modelo de sucesso da Volkswagen.

A história da Volkswagen do Brasil começou em 23 de março de 1953, em um armazém na Rua do Manifesto, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. De lá, saíram as primeiras unidades do Fusca, montadas com peças importadas da Alemanha e apenas 12 empregados. De 1953 a 1957, foram montados nesse galpão 2.820 veículos (2.268 Volkswagen Sedan e 552 Kombi).
No entanto, com o sucesso nas vendas, a marca anunciou o projeto de construir uma fábrica no Brasil, que não se limitaria somente à montagem de veículos, mas sim a fazer do País uma base de exportação para toda a América do Sul.

Logo da Volkswagen (Foto: Reprodução, Correio Braziliense)

Contudo, a produção com peças nacionais foi iniciada em 2 de setembro de 1957, quando saiu da linha de montagem da fábrica de São Bernardo do Campo (SP) o primeiro modelo da marca fabricado em território nacional.

Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), O Volkswagen Polo retomou a liderança que em agosto ficou com o Chevrolet Onix e fechou o mês de setembro como o carro mais vendido do Brasil.

O Volkswagen Polo emplacou 9.515 modelos, ficando na liderança geral entre os automóveis e também líder entre os hatches. O Chevrolet Onix emplacou 8.033, ficando em segundo entre os carros mais vendidos em setembro de 2023. Com 7.622 unidades, o Hyundai HB20 ficou em terceiro lugar. Na quarta colocação entre os hatches, o Fiat Mobi registrou 6.016 modelos comercializados. Já o Fiat Argo ficou em quinto lugar com 5.938 unidades emplacadas.

Veja também

Volkswagen Polo (Foto: Reprodução, Olhar Digital)
Volkswagen Polo (Foto: Reprodução, Olhar Digital)

Qual é o carro mais vendido no Brasil?

A lista com os carros mais vendidos do Brasil, segundo números divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), tem na liderança a Fiat Strada, com 60.933 unidades emplacadas. Na segunda colocação está o Chevrolet Onix, com 54.370 emplacamentos. Por fim, quem aparece na terceira posição é o Volkswagen Polo, que emplacou 54.193 unidades. Dados do Brasil até julho de 2023.