Atenção

“Até o fim do ano”: A suspensão urgente do INSS, válida nesta quinta-feira (11) e confirmada na Globo

11/07/2024 às 7h30

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Suspensão do INSS confirmada na Globo e válida hoje (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um serviço oferecido pelo INSS acabou suspenso, com a confirmação exposta por um jornal da Globo, e vale hoje (11). Além disso ela seguirá até o final deste ano de 2024

William Bonner, que comanda todas as noites o Jornal Nacional, durante a edição do dia 20 de abril, confirmou uma suspensão que atinge o INSS. Portanto, todos os aposentados precisam se atentar, já que a medida está em vigor já nesta quinta-feira (11) e vale até o fim do ano.

O Instituto Nacional do Seguro Social conta com mais de 39 milhões de beneficiários e boa parte deles já são considerados idosos. Diante desse cenário, é fundamental que o governo deixe bem claro todas as mudanças que atingem esse grupo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com William Bonner, no Jornal Nacional, o Ministério da Previdência Social suspendeu o bloqueio do pagamentos aos beneficiários do INSS por falta de prova de vida. Portanto, até o dia 31 de dezembro de 2024, os beneficiários receberão o pagamento, mesmo sem realizar a prova de vida.

“Desta vez, não será preciso (ir ao INSS), porque nenhum benefício será bloqueado até o fim do ano por falta da prova de vida. Desde o ano passado, a comprovação de que o segurado está vivo é tarefa do próprio INSS e não mais do beneficiário”, destacou o jornalista.

Continua após o Veja Também

Veja também

Em seguida, explicou os motivos dessa decisão. “O Instituto está fazendo uma espécie de varredura, cruzando dados da Receita Federal, do SUS, informações eleitorais e até entrega de cartórios. Tudo para saber se quem recebe está vivo… São 39 milhões e meio de aposentados, pensionistas e outros segurados, com um benefício médio de R$ 1.800,00, que precisam ser verificados para evitar fraudes”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Comunicado do INSS

Diante desse cenário, o INSS veio à tona para comentar sobre outras mudanças, principalmente envolvendo a mudança no período de contagem para a comprovação de vida.

“Além da orientação para o não bloqueio dos benefícios sem prova de vida até o final de 2024, a portaria muda o período da contagem de 10 meses para a comprovação”, destacou o próprio site do INSS.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Agora, a contagem começa a valer a partir do último dia em que o segurado realizou a prova de vida e não mais a partir da sua data de aniversário. Por mais que não tenha o bloqueio em 2024, o processo esta sendo realizado por meio de registros na base de dado do próprio INSS.

É importante, caso tenha tempo, realizar a prova de vida, para não ter nenhum problema no recebimento do benefício a partir de 2025.

Quando começa o pagamento do INSS em julho?

O INSS tem o pagamento sempre mais para o final do mês e segue de acordo com o final do NIS de cada segurado. Neste mês de julho ele terá início a partir do dia 25, para quem ganha um salário mínimo e tem o final do NIS 1.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Alerta INSS
Âncora William Bonner
Globo
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.