ATENÇÃO!
Triste notícia: SUSPENSÃO no salário do INSS é confirmada e desespera milhares de beneficiários
08/07/2023 às 14h30
Você sabia que um segurado que está recebendo benefício previdenciário pode ter o seu pagamento suspenso pelo INSS?
O Governo Federal estabeleceu novas regras para bloqueio e suspensão de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em caso de suspeita de irregularidade.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
As regras foram alteradas para prevenir beneficiários ainda mais contra golpes e fraudes que vêm ocorrendo, que podem trazer prejuízos milionários.
Conforme as novas regras, o benefício do segurado será bloqueado imediatamente ao ocorrer a suspeita de fraude.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ao receber o comunicado do INSS, o segurado tem até 30 dias para se manifestar e apresentar seus documentos, comprovando seu direito ao benefício previdenciário.
Após apresentação de documentação, a Previdência terá mais 30 dias para analisar a situação e decidir entre o desbloqueio ou a suspensão do pagamento.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Caso o INSS não cumpra seu prazo de análise, o desbloqueio do benefício acontecerá automaticamente, mas somente no caso de o segurado ter apresentado sua defesa ao Instituto.
De acordo com a nova regra, durante esse bloqueio cautelar, fica impossibilitada a opção de recorrer ao Conselho de Recursos da Previdência Social.
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Adeus ao IPTU, isenção do Imposto de Renda e +1 gratuidade: Idosos 60+ vibram com 3 vitórias em 2025
● Ganhando mais de R$ 8 mil e com aposentadoria aos 55 anos: 2 vitórias chegam voando no INSS em 4 passos
● Ricardo Nunes ciente: Shopping Center Norte anuncia fim de serviço vital em SP após 37 anos
Contudo, se o segurado perder o prazo de defesa, o bloqueio do benefício será realizado automaticamente, sem dar direito a recurso junto ao Conselho.
Segundo o diretor de tecnologia da da informação do INSS, o Instituto é um alvo histórico de fraudes, mas nos últimos anos, foram firmadas parcerias com vários órgãos para combate.
O que fazer se meu benefício for bloqueado?
Em suas varreduras, o INSS busca falhas básicas de cadastro na folha de pagamento dos segurados.
Uma situação que ocorre frequentemente, resultando na identificação de fraudes, é quando o sistema aponta que o CPF do segurado não possui registro na base de dados da Receita Federal.
Quando o segurado recebe a notificação, ele tem até 30 dias para agendar sua visita ao INSS.
O agendamento pode ser realizado através do Portal Meu INSS ou ligando para o número 135, que é a central de atendimento do INSS.
Ao comparecer à visita agendada, o segurado deverá apresentar sua documentação para a correção da pendência que gerou a convocação.
Já o INSS, terá 30 dias após a apresentação dos documentos, para avaliação da situação e dar algum parecer. Contudo, caso o prazo não seja cumprido, o benefício deverá ser desbloqueado.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu