Agora

Agora

“O benefício será suspenso”: Renata para JN às pressas com anúncio do INSS que atinge em cheio aposentados

Renata Vasconcellos / INSS - Montagem TVFOCO
Renata Vasconcellos / INSS - Montagem TVFOCO

Sem pensar duas vezes, Renata confirmou no JN um anúncio do INSS que sem dúvidas atinge em cheio aposentados

Renata Vasconcellos, âncora do JN, da Globo, sem dúvidas, é um dos maiores nomes do jornalismo do canal dos Marinhos na atualidade.

Dito isso, é por meio do JN que a famosa diariamente deixa milhões de brasileiros muito bem informados sobre os principais fatos que acontecem no Brasil e no mundo.

Como exemplo disso, podemos citar quando Renata acabou cravando um anúncio do INSS que atinge em cheio aposentados. Vamos conferir?

Antes de mais nada, é muito importante falar que a edição em questão foi exibida em 02/02/2024.

Assim, na ocasião, foi noticiado que o INSS começou a convocar mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas para comprovarem que estão vivos.

Veja também

“Desde que a regra mudou, em 2022, não é mais o beneficiário que precisa provar que está vivo. Cabe ao INSS fazer essa checagem e isso é feito com o cruzamento de dados fornecidos por órgãos públicos e privados, como bancos, cartórios, unidades de saúde”, explicou, no JN.

Como fazer prova de vida no INSS?

Diante de alguns exemplos de prova de vida, podemos citar se o pensionista ou aposentado, nos últimos 10 meses:

  • Tomou vacina na rede pública;
  • Acessou o aplicativo meu INSS com o cadastro nível ouro no site gov.br;
  • Contratou empréstimo consignado com uso de biometria;
  • Ou até se foi atendido no SUS.

Assim, no JN, Renata Vasconcellos explicou que: “No último ano, mais de 4 milhões de pessoas não foram encontradas em nenhuma base de dados. Esses aposentados, pensionistas, beneficiários de auxílios de longa duração estão sendo avisados pelo banco, pelo aplicativo meu INSS e também podem receber uma chamada do número 135″, disse.

“Primeiro, o INSS não pede dinheiro para ninguém. Todos serviços são gratuitos. Segundo, ele não vai pedir os seus dados bancários, a sua senha em especial. Se você desconfiar quando ligam do 135 para você, que você tem alguma dúvida, desliga e liga no 135. Aí você vai estar em um canal seguro e diga: ‘Olha, me ligaram dizendo que eu tenho que fazer prova de vida, etc.’. E o 135 vai daí poder organizar e passar a pessoa para ser atendida corretamente”, disse o presidente do INSS, Alessandro Stefanutto.

Ao final, Renata confirmou que: “Uma vez esgotadas todas essas alternativas, o aviso do banco, no aplicativo, o 135, ou a visita, é que o INSS vai fazer a notificação e somente a partir daí começará a contar o prazo de 60 dias, se não ficar provado que o segurado está vivo, o benefício será suspenso”, disse.

🚨 Davi é acusado de crime no BBB24 + Susana Vieira na Record + Jovem Pan fora do ar

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

INSS

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: