ADEUS!
Adeus após 27 anos e Tarcísio ciente: Fim arrasador de montadora em SP após ser aniquilada por Fiat e Volks
12/03/2025 às 23h15

Fim de uma era! Adeus de montadora em São Paulo chega após ser aniquilada por Fiat e Volkswagen após 27 anos de história
As montadoras automotivas, como Fiat, Volkswagen e outras, estão cada vez mais presentes na vida da população brasileira. Afinal, todos desejam ter um carro próprio na garagem para melhor se locomover.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Todavia, apesar do sucesso indiscutível das gigantes, nem todas acabam prosperando como gostariam. E por falar nisso, o time de especialistas do TV FOCO, a partir de informações do portal ‘DOK Despachante’, traz à tona o fim arrasador de montadora em SP após ser aniquilada por rivais.
Afinal, de qual montadora estamos falando?
Em suma, vale mencionar que o fim em questão chega em um cenário cada vez mais competitivo, onde cada montadora deseja mostrar sua força e garantir o queridismo. Mas, desta vez, os resultados parecem não ter sido os mais favoráveis possíveis.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ademais, a marca aos qual estamos se referindo trata-se da Gurgel. Apesar de não ter prosperado, talvez ela seja a marca brasileira de maior sucesso, nascida no dia (01) de setembro de 1969, pelas mãos do engenheiro João Augusto Conrado do Amaral Gurgel.

Visão de futuro
Possuindo uma visão de futuro, a montadora produziu ainda na década de 1980, algumas unidades do furgão Itaipu E-400. Esse se trata do primeiro carro elétrico produzido no Brasil.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Falência, ruína e venda à rival: Fim de fábrica alimentícia, n°1, desaba Curitiba, PR, após 100 anos
● Falência e ADEUS no Ceará: Farmácia rival n°1 da Pague Menos tem portas lacradas em Fortaleza
● Falência e demolição: Fim de instituição nº1 em Salvador, Bahia, abala baianos após 56 anos
Antes disso, a empresa chegou a apresentar os protótipos do Itaipu em 1975, muito antes de ser uma demanda mundial. Dessa forma, as ideias inovadoras deram maior visibilidade para a montadora popular por conta dos carros construídos em fibra de vidro e pelo lançamento do BR800 em 1988, compacto interessante para os grandes centros.

Falência
Vale dizer que, a montadora ainda fez uma série de lançamentos, mas, na década de 1990 o Governo Federal reduziu a alíquota do IPI para carros 1.0, fazendo os modelos da Gurgel concorrerem com carros nacionais de marcas como Volkswagen, Fiat, Ford e Chevrolet.
Além disso, o mercado de importados expandiu os horizontes de muitos motoristas, que por sua vez, passaram a ter interesse em outros automóveis. Dessa forma, esses e outros fatores acabaram fazendo a empresa colossal e queridinha do Brasil falir no ano de 1994, com um processo que se alongou até 1996.
Dessa forma, mostra-se que a visão de futuro e inovação não foram suficientes para segurar no mercado uma marca que não resistiu a forte concorrência. O fim se deu após 27 anos de história e até o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, está ciente disso.

Considerações finais
- A Gurgel é uma montadora brasileira fundada em setembro de 1969 e que se destacou pela visão inovadora, produzindo o Itaipu E-400, o primeiro carro elétrico do Brasil, na década de 1980;
- A Gurgel também lançou o BR800 em 1988, um carro compacto ideal para grandes centros urbanos;
- A empresa utilizava fibra de vidro na construção de seus veículos, o que a tornou popular e inovadora;
- Todavia, a expansão do mercado de carros importados acabou contribuindo para a queda da Gurgel.
- Assim, a montadora faliu em 1994, com o processo de falência se estendendo até 1996.
Veja mais notícias sobre falência CLICANDO AQUI.
Por que a Gurgel faliu?
Em suma, a montadora brasileira Gurgel faliu em 1994 devido a uma combinação de fatores, incluindo concorrência, endividamento e erros administrativos.
Autor(a):
Kelves Araújo
Eu sou Kelves Araújo, graduando em Engenharia de Produção Civil pelo IFCE. Apaixonado pelos bastidores da TV, gosto de acompanhar a vida dos famosos e escrever a respeito. Atuo na área desde o ano de 2019, e exerço meu trabalho com muito entusiasmo por gostar do que faço. Minhas redes sociais são: e-mail: [email protected]