Fim de serviço vital na CPTM é confirmado e paulistas são surpreendidos com as mudanças; Entenda como a decisão impacta o transporte público e a rotina dos usuários
O estado de São Paulo, bem como as cidades ao entorno, são bem fortes quando o assunto é transporte público, ainda mais quando falamos em malha ferroviária, a qual é considerada a maior do país.
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Entre os principais meios, as linhas da CPTM, bem como o Metrô, são as mais utilizadas. Mais que isso, o andamento de um quase sempre depende do outro.
Afinal de contas, para chegar aos lugares, as interligações são sempre necessárias. Porém, um anúncio de encerramento de serviço nº1 da CPTM, com ciência de Tarcísio de Freitas, tem gerado a preocupação e tira o chão de milhares de usuários paulistas.
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Sendo assim, a partir de informações da Via Trolebus e Diário do Grande ABC, a equipe especializada em transporte público traz um panorama completo da situação e seus impactos.
Tudo diferente
Estamos falando do Serviço 710, que atualmente conecta diretamente as linhas 10-Turquesa e 7-Rubi da CPTM.
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A decisão, confirmada pela companhia, atinge em cheio quem depende do serviço integrado para rotas diárias entre o:
- Grande ABC;
- Zona Oeste de São Paulo;
- Cidade de Jundiaí.
Em suma, o Serviço 710 permite viagens contínuas entre as duas linhas sem necessidade de transferência na Estação Brás.
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No entanto, ele será descontinuado assim que a Linha 11-Coral começar a operar plenamente até a Estação Palmeiras-Barra Funda.
De acordo com a CPTM, essa operação está prevista para setembro de 2025.
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Como fica?
Após a mudança, os trens da Linha 7-Rubi terão seu trajeto limitado ao trecho entre Jundiaí e Palmeiras-Barra Funda, enquanto a Linha 10-Turquesa operará somente entre Luz e Rio Grande da Serra, inclusive essa transação já está em andamento.
- A operação da Linha 11-Coral até Palmeiras-Barra Funda entrou em fase de testes em horários restritos, aos domingos, entre 10h e 15h.
- Durante esse período, o Serviço 710 continuará a funcionar normalmente, oferecendo aos passageiros viagens diretas.
- No entanto, a CPTM confirmou que a integração atual será encerrada assim que a operação assistida da Linha 11 for concluída.
Com a mudança, os passageiros do Grande ABC que precisam acessar a Zona Oeste de São Paulo deverão realizar baldeações.
Uma das opções será transferida para a Linha 3-Vermelha do Metrô na Estação Brás; outra será mudar para a Linha 11-Coral na Luz.
Ambas as alternativas aumentam o tempo de viagem e a complexidade do trajeto, especialmente para aqueles que utilizam o sistema diariamente.
A concessão da Linha 7-Rubi à iniciativa privada, que estava prevista para novembro de 2024, também faz parte desse contexto de transformações.
Sob a gestão da Tic Trens, do Grupo Comporte, uma frota de trens modernos da série 9500, atualmente em operação no Serviço 710, será repassada à nova operação.
Enquanto isso, as linhas 10-Turquesa e 11-Coral, ambas ainda sob gestão da CPTM, poderão depender de composições mais antigas, como os modelos das séries 7000 e 2070.
Esses trens, que não possuem sistemas modernos de circulação entre os vagões, levantam preocupações entre os passageiros sobre a qualidade do serviço.
Quais são as outras novidades que os paulistanos poderão aguardar envolvendo a CPTM?
Além disso, o governador Tarcísio de Freitas anunciou outros projetos relacionados à modernização do sistema ferroviário:
- Ainda em abril de 2024, durante visita a Santo André, Tarcísio confirmou a reativação da Estação Pirelli, que está desativada desde 2006.
- Ele também revelou planos para a construção da Linha 14-Ônix, que conectará o Grande ABC ao bairro Bonsucesso, em Guarulhos.
- Segundo o governador, esta nova linha será concedida à iniciativa privada conjuntamente com a Linha 10-Turquesa, num leilão previsto para este ano de 2025.
No entanto, a CPTM, até o momento, não detalhou como será a alocação da frota nem esclareceu se há planos para a modernização dos trens que permanecerão sob sua gestão.
Enquanto isso, a perspectiva de mudanças segue dividindo opiniões e preocupando os usuários do transporte público.
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