Corte chocante chega para paulistas que trabalham no metrô de São Paulo em 2025! Confira agora os detalhes da reforma do governador Tarcísio
O governador Tarcísio de Freitas anuncia corte em cargos do Metrô de São Paulo e milhões de cidadãos ficam desesperados com a notícia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Portanto. segundo o portal Veja, o governador reduziu 29% o quadro de empregados do metrô após a aprovação da reforma administrativa.
Desse modo, a instituição que operava até o ano passado 10.224 vagas passa a operar 7.248 agora.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
“O corte está em linha com o plano São Paulo na Direção Certa, que vem trabalhando para modernizar e tornar o Estado mais eficiente”, disse a gestão de Tarcísio.
“O novo número já contempla as atuais necessidades da empresa, que tem alcançado metas expressivas na operação da rede e expansão da malha com o atual quadro preenchido de 6.195 contratados diretos”, continuou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Além do quadro dos empregados, a reforma também reduziu 21% dos cargos em comissão e de livre provimento, ou seja, de 918 vagas passsram a ser 722.
“Desde o início da atual gestão, o Metrô tem adotado diferentes medidas para qualificar o custeio, otimizar e reorganizar a estrutura da estatal. O número de funcionários não concursados, por exemplo, foi reduzido em 33,7%, chegando a 101 empregados, que representam 1,6% do total de colaboradores diretos da empresa”, finalizou o governo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Vale ressaltar que essa reforma faz parte do plano “São Paulo Na Direção Certa” que visa implantar ações modernas na administração pública e expansão dos investimentos.
Conclusões finais
Em síntese, o corte de cargos no Metrô de São Paulo reflete a estratégia do governo Tarcísio de Freitas para reduzir custos e modernizar a administração pública.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Apesar da redução significativa no quadro de funcionários, a gestão garante que a operação da rede não será comprometida.
Contudo, resta agora aos cidadãos e trabalhadores acompanharem os impactos dessa mudança na qualidade dos serviços e no futuro da mobilidade urbana.
Qual o valor da passagem do Metrô de São Paulo?
- Em meio ao projeto de expansão, a tarifa subiu para R$ 5,20 no estado;
- O aumento é de R$ 0,20 em relação ao antigo valor das passagens no sistema metroviário;
- A Secretaria de Transportes Metropolitanos declarou que passou por uma nova análise de despesas;
- O objetivo é cobrir custos operacionais, como manutenção e infraestrutura.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre o transporte público de São Paulo!