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Fim de uma era na Linha-2 Verde: Tarcísio crava virada histórica no metrô de SP em 2025
11/04/2025 às 10h59

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Tarcísio decreta virada histórica que marca o fim de uma era na Linha-2 Verde e transforma o futuro do metrô de São Paulo em 2025
O governador Tarcísio de Freitas decidiu mudar o rumo da mobilidade paulista ao anunciar, em 2025, a transformação radical da Linha-2 Verde do metrô de São Paulo.
Com uma canetada estratégica, ele encerrou um ciclo de décadas e iniciou um novo capítulo na malha ferroviária da capital.
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O TV Foco, a partir do seu time de especialistas e das informações do Diário Dos Trilhos, detalha agora mudança no metrô de São Paulo.
Linha-2 Verde do metrô de São Paulo
A possibilidade de a iniciativa privada assumir a operação da Linha 2-Verde do Metrô de São Paulo tem sido tema de discussões recentes.

Além disso, o governador Tarcísio de Freitas indicou que, embora haja interesse em conceder linhas à iniciativa privada, a Linha 2-Verde não está no radar imediato para privatização.
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Contudo, em agosto de 2024, fontes do governo estadual informaram que o próximo governo provavelmente assumirá as concessões das linhas 2-Verde e 3-Vermelha, devido à complexidade dos projetos e ao tempo necessário para implementá-los.
Expansão da linha
Paralelamente, o governo tem avançado na expansão da Linha 2-Verde. Em agosto de 2024, o governo assinou um contrato de R$ 1,98 bilhão para implantar sistemas na ampliação da linha, incluindo elevadores, escadas rolantes e sistemas elétricos.
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Além disso, em fevereiro de 2025, o BNDES aprovou um financiamento de R$ 2,4 bilhões para a primeira fase da expansão da Linha 2-Verde, visando estender o trecho entre Vila Prudente e Penha, com previsão de operação comercial até dezembro de 2028.

Enquanto isso, a iniciativa privada tem demonstrado interesse na gestão da Linha 2-Verde.
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Um grupo estrangeiro apresentou uma proposta para concessão das linhas 2 e 20 do Metrô, prevendo um contrato de 35 anos e expansão.
A linha 1-Azul do metrô de São Paulo foi privatizada?
O governo de São Paulo ainda não privatizou a Linha 1-Azul do Metrô. O governador Tarcísio de Freitas anunciou planos para concedê-la à iniciativa privada em 2025.
Porém, até o momento, a linha continua sob gestão da Companhia do Metropolitano de São Paulo.

CONCLUSÃO
Por fim, a discussão sobre a concessão da Linha 2-Verde à iniciativa privada envolve diversos fatores. Incluindo o andamento das obras de expansão, o interesse do setor privado e as prioridades do governo estadual.
Contudo, embora haja propostas e intenções, a efetivação de uma concessão dependerá de estudos aprofundados e decisões futuras.
Veja também matéria especial sobre: Em vigor HOJE: Metrô de SP confirma gratuidade vital que atinge em cheio os paulistas na era Nunes.
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu