EM VIGOR
Tchau, CNH e Paes ciente: Lei de trânsito crava proibição gravíssima a motoristas do RJ com 2 punições
19/03/2025 às 0h20

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Por causa do aumento no fluxo de veículos nas ruas cariocas, a fiscalização está mais rígida, atingindo em cheio os condutores que não cumprem as regras
O levantamento mais recente do IBGE apontou que o estado do Rio de Janeiro tem uma frota com aproximadamente 7,9 milhões de veículos. Na capital, onde o movimento é mais intenso, se concentra a maior parte deles, representando 6,4% dos dados nacionais.
Diante de um número tão alto, este ano, o prefeito Eduardo Paes tem trabalhado com os órgãos de fiscalização em busca de controlar a demanda nas ruas, na intenção de diminuir os índices de acidentes e práticas ilegais. Por isso, os motoristas devem se atentar às informações.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Hoje, o Código de Trânsito Brasileiro prevê 240 infrações com penalidades divididas entre leves, médias, graves e gravíssimas, válidas aos condutores de todas as idades. Ou seja, quanto maior a gravidade, maior a punição, incluindo o cancelamento da carteira e a aplicação de multas.
No Artigo 208 do CTB, aparecem as condutas referentes aos sinais de semáforo. Obviamente, todo motorista que tem CNH já sabe da proibição expressa sobre a passagem no sinal vermelho. Ainda assim, há quem descumpra, colocando a própria vida e também a dos outros em risco.
No entanto, isso é classificado como uma infração gravíssima, rendendo 7 pontos na carteira e multa de R$ 293,47. Segundo o Detran, para manter o direito de poder marcar até 40 pontos no documento, o dono não pode ter cometido nenhuma infração gravíssima.
Leia também:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Adeus, pagamento em estacionamentos: Mudança em lei traz isenção em shoppings para salvar os idosos 60+

ADEUS a CNH e multa cruel no RJ: Lei de trânsito crava proibição e 3 alertas a motoristas no Rio de Janeiro

Multa pesada de 5 mil hoje (26): Nova lei de trânsito traz proibição no RN e atinge CNH de idosos 65+
Em contrapartida, ao atravessar ao sinal vermelho, o condutor ainda fica sujeito à queda do limite para 30 pontos, podendo chegar a 20, se repetir o ato. Se houver soma de pontuação em situação de flagrante, a suspensão da CNH acontece de forma imediata em alguns casos.

O que acontece se minha CNH for suspensa?
O período de suspensão varia entre 6 meses e 2 anos, dependendo do nível de gravidade das infrações cometidas. Ainda assim, segundo o Detran, após cumprir o prazo, o motorista pode passar pelo curso de reciclagem, realizar os exames e se habilitar novamente.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Conclusão
- Em resumo, furar o semáforo fechado é considerado infração gravíssima;
- O Código de Trânsito Brasileiro prevê 2 punições: multa de R$ 293,47 e 7 pontos na CNH;
- Este ano, inclusive, a fiscalização do Detran está mais rígida, diante da demanda.
+ Contudo, veja ainda outras notícias e curiosidades sobre a CNH!
Autor(a):
Lucas Brito
Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]