CLT: confira tudo aos trabalhadores

CLT: confira tudo aos trabalhadores

“Ótima notícia”: Tebet confirma grande VITÓRIA aos CLTs e crava novo aumento além do salário mínimo em 2024

Tebet confirma vitória aos CLTs (Reprodução/Montagem TV Foco)
Tebet confirma vitória aos CLTs (Reprodução/Montagem TV Foco)

Tebet confirma grande vitória aos CLTs e crava novo aumento em 2024

Através de seu perfil oficial no Instagram, a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, confirmou uma grande vitória aos trabalhadores CLTs e cravou novo aumento além do salário mínimo em 2024.

“Ótima notícia! A taxa de desemprego recuou a 7,8% na média anual de 2023, sendo a menor desde 2014, de acordo com os dados divulgados pelo @ibgeoficial. Estabilidade econômica, recuperação do mercado de trabalho, comida na mesa e mais renda e oportunidades para todos, esse é o nosso foco!”, anunciou Tebet em seu perfil.

Portanto, no trimestre encerrado em dezembro, a taxa de desocupação chegou a 7,4%, um recuo de 0,3 ponto percentual em comparação com o trimestre de julho a setembro. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada nesta última quarta-feira (31/01), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado anual confirma a tendência de recuperação do mercado de trabalho após o impacto da pandemia da COVID-19. O patamar está próximo do início da série histórica, em 2012, quando a taxa média foi de 7,4%. A menor taxa da série foi em 2014, com 7,0%.

A tendência é confirmada quando se observa a queda na população desocupada média de 2022 para 2023: redução de 17,6%, chegando a 8,5 milhões de pessoas. Por outro lado, a população ocupada voltou a bater o recorde da série e chegou a 100,7 milhões de pessoas em 2023, resultado 3,8% acima de 2022.

Veja também

A estimativa anual do número de empregados com carteira de trabalho assinada cresceu 5,8% no ano e chegou a 37,7 milhões de pessoas, o patamar mais alto da série histórica. O contingente anual de empregados sem carteira assinada no setor privado mostrou aumento, de 5,9%, chegando a 13,4 milhões de pessoas, também o maior valor registrado na série histórica.

Além disso, o número de trabalhadores domésticos cresceu 6,2%, chegando a 6,1 milhões de pessoas. A taxa anual de informalidade passou de 39,4% para 39,2% enquanto a estimativa da população desalentada diminuiu 12,4%, alcançando 3,7 milhões de pessoas.

Qual é o valor do salário mínimo em 2024?

O salário mínimo foi reajustado de R$ 1.320 para R$ 1.412, um aumento de 6,97% que reflete a alta de 3,85% do INPC até novembro de 2023 mais um crescimento da economia de 3% em 2022.

Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)
Carteira de trabalho (Foto: Reprodução/ Internet)
Anúncio de Tebet (Foto: Reprodução/ Instagram)
Anúncio de Tebet (Foto: Reprodução/ Instagram)
SImone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva (Reprodução: Internet)
SImone Tebet e Luiz Inácio Lula da Silva (Reprodução: Internet)

🚨 Davi vai ser expulso no BBB24? + Ivete é INTERNADA + Jojo é traída e se VINGA

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Luiza Lefundes

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.