“Não pode ser”: Tebet emite anúncio com nova decisão do Banco Central que atinge em cheio as poupanças

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

03/08/2024 9h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
Tebet emite anúncio com decisão do BC que atinge poupanças (Reprodução/GP1/CNN/Canva)

Poupanças garantem reviravolta com anúncio de Tebet e decisão do Banco Central

A instituição financeira do Banco Central do Brasil (BC) crava decisão definitiva e a ministra Simone Tebet emite anúncio oficial sobre taxa de juros que atinge diretamente as poupanças de milhões de cidadãos brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Portanto, de acordo com o portal CNN Brasil, a ministra confirmou que o BC não está em posição de encarar uma taxa de juros em torno de 9% ao ano como limite para o atual ciclo de afrouxamento monetário.

“Não pode ser o piso”, afirmou Tebet para o portal, ao ser questionada se vê a Selic em 9% como o mínimo a que o BC conseguiria chegar em 2024.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale ressaltar que durante o mês de março, o banco cortou a taxa básica de juros pela sexta vez seguida em 0,5 ponto percentual, alçando a marca de 10,75% atualmente.

No entanto, na última reunião, o Comitê de Política Monetária (Copom) indicou claramente apenas mais um corte de 0,5 ponto e sinalizou um ritmo de queda menor.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Dessa maneira, o mercado passou a trabalhar com novas diminuições de 0,25 ponto percentual a partir de junho e um piso em torno de 9% para a Selic em 2024.

Entretanto, Tebet defende que ainda há a possibilidade de baixar mais o percentual.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“À medida que a inflação está menor do que estava no passado, é óbvio que dá, sob pena de continuarmos tendo os maiores juros reais do mundo”, afirmou.

Segundo ela, o governo tem dado mostras reiteradas de compromisso com a sustentabilidade das contas públicas e com a segurança jurídica, o que daria lastro às futuras decisões do BC.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não pode ser o piso. O que mudou? Só pode ser o piso se, a partir do segundo semestre, dermos [a equipe econômica] outros sinais que nós não estamos dando. O BC não está analisando só os preços de alimentos e a inflação. O BC está de olho também na política fiscal do governo”, acrescentou a ministra.

Como a taxa Selic influencia na poupança?

O portal Bora Investir explica que quando a Selic está abaixo de 8,5% ao ano, a poupança paga 70% da taxa Selic + TR. Para a Selic acima de 8,5% ao ano, caso atual, a poupança paga uma taxa fixa de 0,5% ao mês, mais TR.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Taxa Selic é a base para o rendimento da poupança (Reprodução: Internet)
A Taxa Selic é a base para o rendimento da poupança (Foto: Reprodução/Internet)
A poupança varia de acordo com a Selic (Foto: Reprodução/ Internet)
Viradas confirmadas na poupança (Foto: Reprodução/ Internet)
Renata Lo Prete, Globo, Poupança, Selic, Banco Central
O Banco Central do Brasil (Foto: Agência Brasil)

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.