Atenção

“Revisão”: Tebet emite anúncio sobre nova lei do salário mínimo que atinge em cheio pagamento dos idosos 60+

13/06/2024 às 9h51

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Simone Tebet comentou sobre lei que atinge salário mínimo e idosos (Reprodução: Montagem TV Foco)

Simone Tebet traz à tona um assunto que atinge em cheio os idosos 60+, por conta de uma lei do salário mínimo

Simone Tebet comentou sobre uma nova lei do salário mínimo, que afeta diretamente os idosos 60+. Isso porque o piso nacional serve como base para diversos benefícios do governo e um deles voltado para as pessoas com mais idade.

Na última quarta-feira (12), a Ministra do Planejamento e Orçamento participou de uma audiência pública na Comissão Mista de Orçamento. Portanto, nela ficou possível ver como anda alguns programas, um deles sendo o Benefício de Prestação Continuada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Durante o seu momento de fala, de acordo com o portal ‘Agência Brasil’, Simone Tebet revelou que não pretende desvincular o salário mínimo das aposentadorias. Esse assunto, inclusive, também não tem como prioridade de Lula.

Simone Tebet revelou que não pretende desassociar o salário mínimo da aposentadoria (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)
Simone Tebet revelou que não pretende desassociar o salário mínimo da aposentadoria (Reprodução: Bruno Spada/Câmara dos Deputados)

“Não passa pela cabeça do presidente Lula nem da equipe econômica desvincular a aposentadoria do salário mínimo. Estamos analisando a possibilidade de modernizar benefícios previdenciários e trabalhistas”, destacou ela.

Continua após o Veja Também

Veja também

Em seguida, comentou que também estão analisando modernizações para outros benefícios, um que atinge em cheio os idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 “Acho que mexer na valorização da aposentadoria é um equívoco. Vai tirar com uma mão e ter que dar com outra. Temos de modernizar as demais vinculações. O BPC, o abono salarial, como estão essas políticas públicas. A discussão está sendo feita internamente, mas não há decisão política”, afirmou.

Salário mínimo de 2024 está no valor de R$1.412 (Reprodução: Internet)
Salário mínimo de 2024 está no valor de R$1.412 (Reprodução: Internet)

Benefício de Prestação Continuada

O Benefício de Prestação Continuada (BPC) é para os idosos com 65 anos ou mais de idade e as pessoas com deficiência que possuem uma renda de no máximo 25% do salário mínimo e estão inscritas no CadÚnico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O pagamento segue o mesmo calendário do INSS, portanto terão que aguardar mais alguns dias neste mês de junho para terem o pagamento liberado.

Benefício de Prestação Continuada aos idosos 65+ e pessoas com deficiência (Reprodução: Internet)
Benefício de Prestação Continuada aos idosos 65+ e pessoas com deficiência (Reprodução: Internet)

Como é calculado o atual salário mínimo?

O cálculo leva em conta a inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) e também o Produto Interno Bruno (PIB) dos últimos dois anos. Esse, por sua vez, só leva em consideração se o resultado for positivo.

🚨 Urgente: Prisão de global + Sensitiva crava volta de Iza e traidor + Negociação de Tati Machado e SBT    

BPC
salário mínimo
Simone Tebet
Gabriel Amaral

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.