Chocante!

Terror com paçoca cancerígena à metal encontrado: As 3 proibições da ANVISA contra comidas de festa junina

21/06/2024 às 16h04

Por: Luiza Lefundes
Imagem PreCarregada
As proibições da ANVISA contra comidas de festa junina (Reprodução/Montagem/Canva)

Comidas de festa junina são atingidas por proibição urgente da ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária baixou proibição emergencial contra comidas típicas de festa junina, e consumidores ficam abalados durante as festividades de junho.

Portanto, em maio de 2017, o órgão determinou a interdição de oito lotes de paçoca da empresa Dicel, após auditoria interna.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque, de acordo com o portal Veja, teria sido constatado a presença de aflatoxinas acima do permitido para o produto.

Vale ressaltar que em excesso, a aflatoxina não pode ser consumida por ter substâncias tóxicas e cancerígenas.

Continua após o Veja Também

Veja também

Contudo, os lotes foram recolhidos devidamente, mas a empresa não deu seu parecer sobre o caso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro alimento muito comum nas festas de São João, é o famoso amendoim, que também foi alvo de decreto da vigilância sanitária.

Acontece que em julho de 2008, o órgão determinou a interdição de dois lotes de amendoim contaminados por um fungo produtor de toxina que causa câncer no fígado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com isso, os produtos amendoim de 500g, das marcas “Da Rocinha”, lote 10, e “Moinho Brasília”, lote 8, saíram de circulação.

Segundo informações do G1, as empresas retiraram os alimentos e não apresentaram uma contraprova às análises feitas na época.

Por fim, vamos falar do caso de outubro de 2013, quando a Anvisa interditou nove produtos de farinha de milho, por apresentarem teores de ferro inferiores a 4,2mg/100g.

As marcas atingidas foram: Campo Bom, Pink, Mimoso Ginico, Mimoso Big-Jô, Mimoso Duas Fazendas, Mimoso Melhor, Pereira, Guiricema e Tia Lelê.

Conforme dados do O Globo, os tão famosos Fubás foram regularizados pelas empresas indicadas e as mesmas optaram por não apresentar contraprovas e retirar seus produtos.

Como saber se o produto é aprovado pela Anvisa?

Para descobrir se um produto está de fato regularizado junto à Anvisa, basta acessar o Sistema de Consultas do órgão. As informações do Portal de Consultas são disponibilizadas diretamente pelo órgão, o que garante a autenticidade da informação.

Comidas típicas de festa junina (Reprodução/UOL)
Comidas típicas de festa junina (Reprodução/UOL)
Anvisa proíbe produto popular - (Foto: Reprodução / Internet)
Anvisa – (Foto: Reprodução / Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)
Fiscais da Agência de Vigilância Sanitária (Imagem Reprodução Internet)

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Anvisa
Festa Junina
Paçoca
proibição
Luiza Lefundes

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.