COMO ASSIM?!

Terror com amora, baunilha e até caju: ANVISA decreta proibição de 3 populares por flagra de substância fatal

24/06/2024 às 9h24

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
ANVISA baixa proibição que afeta populares que fazem uso de amora, caju e até baunilha (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Freepik/Pinterest)

ANVISA determina a proibição de produtos populares envolvendo frutas queridinhas após a detecção de substância fatal

Em meados de maio de 2024, uma proibição da ANVISA surpreendeu ao decretar uma proibição que atingiu em cheio 3 produtos populares no mercado.

Isso porque tal medida afetou diretamente alguns aromas de frutas muito utilizados como o da amora, o caju e até mesmo o de baunilha, que de longe é um dos mais usados na fabricação de essências para bolos e até mesmo alguns cosméticos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, muito desses aromas também são utilizados na fabricação de remédios e suplementos alimentares.

Essa medida ocorreu após a autarquia flagrar uma substância perigosa e até mesmo fatal na composição desses mesmos produtos.

Continua após o Veja Também

Veja também

Segundo a RESOLUÇÃO-RE Nº 1.907, publicada no dia 16 de maio de 2024, foi proibida a comercialização, distribuição e uso dos aromas da empresa ROBERTET DO BRASIL INDUSTRIA E COMERCIO LTDA .

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal medida foi motivada após um recolhimento voluntário recebido e emitido pela própria fabricante cujo decreto alegou a presença do uso de propilenoglicol de uso industrial em alguns lotes.

Lotes atingidos:

Os lotes atingidos foram:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • AMORA AROMA NAT – (000476139)
  • BAUNILHA AROMA ART – (000475807, 000477210 e 000476826 )
  • BAUNILHA AROMA ART  – (000476105)
  • BAUNILHA AROMA IN – (000476775)
  • CAJU AROMA NAT  – (000476441)

Alerta no uso de propilenoglicol !

Segundo informações do portal do Governo do Alagoas, o propilenoglicol é um líquido transparente, utilizado como base para formar o vapor.

Apesar de não ser propriamente proibido, a substância ao ser aquecida pode se transformar em óxido de etileno, o que pode se tornar uma substância cancerígena.

Agora, caso ele seja contaminado com monoetilenoglicol (CAS 107-21-1), um solvente orgânico altamente tóxico, ele pode causar a morte do consumidor que o ingerir

Além disso ele pode causar:

  • Irritação moderada à pele;
  • Irritação ocular;
  • Prejudica a fertilidade ou o feto,
  • Provoca insuficiência renal e hepática;

Fora isso ele ainda pode atingir diretamente :

  • O sistema nervoso central
  • O sistema respiratório;
  • O sistema cardiovascular
  • O sistema digestório e urinário

Inclusive, já até mencionamos um outro caso envolvendo uma grande fabricante de macarrão que também foi autuada pela ANVISA após a identificação desse componente, como podem ver aqui*

Manifestações e situação atual da empresa:

Vale destacar que a situação mencionada acima atingiu SOMENTE os lotes listados, sendo assim os demais produtos da empresa continuam sendo comercializados novamente e seguindo as normas de qualidade da ANVISA.

Ao procurar manifestações da empresa sobre o caso, até mesmo em seu site oficial, não constam nenhuma nota.

Porém o espaço permanece em aberto caso ela quiser expor a sua versão dos fatos.

Importância da Robertet do Brasil

A Robertet do Brasil está ativa em nosso mercado desde 1963. Por aqui, os mesmos possuem uma ampla expertise na aplicação de aromas em alimentos, bebidas e suplementos. 

De acordo com o portal Nis Nutri, eles garantem aos seus clientes uma gama de mais de 1.350 materiais e produtos naturais criados em um dos seus 14 centros de criação globais.

Como funcionam os aromas?

Como mencionamos acima os aromas ou aromatizantes são usados em diversos segmentos de produção, seja no setor alimentício, cosmético ou em medicamentos.

De acordo com o portal UOL, os aromatizantes são um tipo de aditivo alimentar que têm capacidade de melhorar as propriedades sensoriais desses tipos de produto como: sabor, odor, cor e até aparência.

O que faz os mesmos se tornarem mais atrativos, já que os processos industriais comprometem boa parte do sabor original e odor original.

Os mesmos se dividem em três tipos, conforme rege as normas da FAO e da OMS, controladas no Brasil pela ANVISA:

  • Naturais: óleos, extratos, bálsamos e resinas derivados de plantas, carnes ou frutos do mar através de fermentação, aquecimento etc;
  • Sintéticos idênticos aos naturais: obtidos por processos químicos a partir de matérias-primas de origem vegetal e animal ou de microorganismos;
  • Sintéticos artificiais: compostos químicos obtidos por síntese, ou seja, não usam a matéria prima encontrada na natureza; são elaborados em laboratório.

🚨 Globo arranca Ana e Poeta do ar por R$ 450M + Maju fora do Fantástico na surdina + Ratinho defende ex de Iza    

aromas
Destaque
Robertet do Brasil
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.