O QUE ROLOU?!

Terror de falência e calote: O fechamento de loja gigante de rival da Magalu e funcionários sem receber

20/06/2024 às 4h00

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Rival da Magalu encerrou atividades de unidade e deixou funcionários na mão (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/Tv Foco/Canva/Magalu)

Uma grande loja de rival da Magalu acabou fechando a portas e deixando funcionários completamente na mão

No ano de 2023, uma famosa loja do segmento de eletrodomésticos, rival da Magazine Luíza (Magalu) executou o fechamento de algumas unidades, da noite para o dia, deixando clientes e funcionários completamente surpresos e chocados.

Estamos falando da Eletrosom, rede de eletrodoméstico da região de Minas Gerais, fundada na década de 80.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma das unidades mencionadas, que ficava localizada na cidade mineira de Paracatu, teve seu fechamento cravado no dia 31 de maio daquele ano.

De acordo com a Seu Crédito Digital, esse foi só mais um episódio de fechamentos que a rede andou executando em todo o território em que opera.

Continua após o Veja Também

Veja também

Isso porque o mesmo ocorreu na cidade vizinha de João Pinheiro e outras cidades vizinhas, conforme iremos detalhar ao longo desse texto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Terror de falência e afundada em dívidas

Esses fechamentos foram apontados como as consequências geradas após a entrada da empresa em uma da recuperação judicial, que a Eletrosom enfrentava desde o ano de 2015.

De acordo com o portal Catalão, em meio a esse terror de falência, a Eletrosom ainda possuía 184 lojas e suas dívidas estimadas se encontrava em uma casa superior a R$ 200 milhões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Tal informação foi baseada em cálculos de uma fonte do setor eletroeletrônico, cuja qual possuía créditos a receber da rede varejista mineira, conforme divulgado pelo mesmo site.

De acordo com o documento, o grupo alegava passar por dificuldades financeiras em razão da “elevada taxa de juros do mercado, aumento de índices inflacionários, quadro recessivo com crise sistêmica e parceira empresarial desastrosa do Espírito Santo”.

Surpresas e incertezas

Ainda de acordo com o portal, ainda no dia 31 de maio de 2023, tanto os funcionários como os clientes da unidade de Paracatu se surpreenderam ao encontrar as portas do estabelecimento fechadas.

De acordo com eles, não houve nenhum aviso prévio sobre o fechamento, muito pelo contrário, a empresa estava até incentivando a permanência dos trabalhadores mesmo diante da crise.

O que causou ainda mais revolta e indignação desses colaboradores é que a unidade de Paracatu fechou sem pagar os funcionários.

Conforme os relatos dos mesmos, alguns trabalhadores estavam a 60 dias (2 meses) sem receber o devido pagamento.

Além disso, antes de fechar, a empresa fez um acordo para acertar os salários em 15 prestações.

Com isso, os funcionários ficaram sem saber se iriam, ou não, receber o dinheiro.

Outros fechamentos …

Como mencionamos acima, além da loja de Paracatu, outras lojas da rede de eletrodomésticos Eletrosom, localizadas em Minas e demais regiões, também foram fechadas.

Em todos esses casos, existe uma coisa em comum, os funcionários receberam o aviso na véspera do fechamento.

Por exemplo, quem trabalhava na unidade de Vazante recebeu a informação no dia 30 que a loja iria encerrar as atividades no dia 31.

Algo parecido também aconteceu com a Eletrosom que ficava na cidade de Patrocínio.

Demais regiões …

Conforme informado pelo SECCG (Sindicato dos Empregados no Comércio de Campo Grande), em julho de 2023, a rede de lojas Eletrosom fechou três unidades em Campo Grande e outras no interior de Mato Grosso do Sul sem nenhum anúncio prévio.

A estimativa é de que a empresa empregava em torno de 200 funcionários, só na Capital e muitos alegaram também a falta do pagamento.

No dia 7 de julho de 2023, os funcionários e trabalhadores se depararam com um único comunicado da empresa informando:

“Informamos a todos que estamos encerrando nossas atividades nesta cidade. Agradecemos pela parceria e confiança durante todos esses anos.

Carnês de compras poderão ser pagos através de casas lotéricas ou rede bancária. Dúvidas e reclamações, gentileza entrar em contato nos telefones:

Refrente a vício de produto 08002852112. Refrente a Boleto 08002831121 ou pelo whastsapp (63)984544341. Segunda à Sexta de 8h às 18h, aos sábados das 8h às 12h”.

Comunicado de encerramento de unidade da Eletrosom (Foto Reprodução/ SECCG)
Comunicado de encerramento de unidade da Eletrosom (Foto Reprodução/ SECCG)

Segundo o Sindicato, a empresa comunicou que sua assessoria jurídica irá até à entidade no dia 12 de julho de 2023 para chegar a um acordo com os trabalhadores.

De acordo com o portal MidiMax, ao tentar entrar em contato com a empresa, tanto por telefone quanto por email, os mesmos não obtiveram nenhum retorno.

Já o portal Rio Pardo News apurou que em Ribas do Rio Pardo, pelo menos sete colaboradores foram demitidos sem aviso prévio.

Em Água Clara, Três Lagoas e Costa Rica também houve o mesmo procedimento como em 5 lojas do interior de São Paulo.

Vale destacar que a loja Eletrosom de Ribas do Rio Pardo completaria dois anos de sua inauguração naquele mês.

Segundo colaboradores, a empresa apenas disse que ocorreria um saldão e, posteriormente, emitiu o comunicado transcrito acima.

Qual a situação da Eletrosom atualmente?

Segundo o que foi apurado pelo TV Foco, a rede de eletrodomésticos continua em processo de recuperação judicial, porém ativa, principalmente pelas redes sociais.

Entretanto, em seu perfil do Instagram deu para constatar que os comentários foram desativados, apesar das publicações com ofertas ainda serem compartilhadas diariamente.

Fora isso, o site oficial aponta apenas poucos endereços das unidades ainda existentes, porém estão ativos em todo o país pelo e-commerce.

As cidades em que a Eletrosom ainda opera, de acordo com o seu próprio site são:

  • Abadia dos Dourados/MG
  • Buritizeiro/MG
  • Capelinha/MG
  • Coromandel/MG
  • Indianópolis/MG
  • Iraí de Minas/MG
  • Monte Alegre de Minas/MG
  • Monte Carmelo/MG
  • Patos de Minas/MG
  • Santa Juliana/MG
  • Três Marias/MG

Vale destacar que ainda não foram encontradas manifestações da Eletrosom sobre o ocorrido, porém o espaço permanece aberto para que ela possa expor a sua versão dos fatos.

Importância da Eletrosom:

A história da Eletrosom iniciou-se pelo fundador Natal Acir, em Monte Carmelo, no interior de Minas Gerais, no ano de 1980.

Considerada como uma das 15 maiores redes de varejo do Brasil, ela oferece milhares de produtos para os seus clientes.

Com mais de 40 anos de história, a Eletrosom ganhou destaque como uma das marcas mais sólidas e tradicionais do mercado.

🚨 Tati Machado titular do Encontro + Estrelas intocáveis da Globo + Datena fora da Band: "Não tem dinheiro"    

Eletrosom
recuperação judicial
Lennita Lee

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.