Globo

Globo

Escândalo: The Voice tem fim definitivo na Globo, guerra e valor estrambólico exigido: “18,7 milhões”

Cineasta acusa Globo de plágio em The Voice Kids (Foto: Divulgação)
Cineasta acusa Globo de plágio em The Voice Kids (Foto: Divulgação)

Globo se envolve em polêmica de plágio e pode ter que pagar milhões para cineasta brasileiro

O cineasta José Carlos de Passos, que acusa a Globo de plagiar o modelo do The Voice Kids, pediu R$ 18,7 milhões de indenização e também solicitou a retirada imediata dos programas da grade.

Segundo o processo veiculado pelo site Notícias da TV, José Carlos afirma que a Globo teria roubado dois projetos de reality shows feitos por ele em 2019 e colocado no ar as competições musicais a partir do ano seguinte. No entanto, a Justiça negou um pedido de liminar.

No documento, o cineasta alega ter apresentado seus projetos para executivos de diversas empresas e até para produtores que trabalharam na própria Globo. Entre as ideias que teriam sido plagiadas pela líder de audiência, estão interações específicas nas redes sociais e funções novas para os técnicos do programa, envolvendo a repescagem de vozes eliminadas.

PROVAS DO PROCESSO

José Carlos de Passos usou como prova do processo conversas por e-mail e WhatsApp com nomes que poderiam ter passado os projetos para diretores. Um deles teria sido um produtor que trabalhou na própria Globo.

O mais intrigante, inclusive, é a troca de e-mail que aconteceu com Carla Affonso, CEO da empresa Cygnus Media, produtora que cuidou de A Fazenda na Record. Ambas as partes chegaram a negociar os formatos, mas a Cygnus preferiu não fazer negócio por causa da pandemia do coronavírus.

Veja também

Nesse contexto, Passos alega que Carla seria amiga pessoal de Boninho e ela quem teria sido a ponte entre suas ideias e a Globo. Por isso, em 2020, ficou surpreso com novidades no The Voice Brasil, que eram idênticas às ideias que ele tinha exposto em e-mails e reuniões.

Apesar da juíza Maria Christina Rucker, da 2ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, negar o pedido para que o The Voice Kids sai do ar, a Globo ainda pode ser condenada a pagar a indenização. O caso não tem previsão para ser julgado definitivamente.

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Assuntos

Globothe voice

Quem escreve

Barbara Lira

Bárbara Lira é uma jornalista recém-formada que sempre foi apaixonada por escrever boas histórias. Amar e ser realizada no trabalho é o mais importante para ela. Seu objetivo é evoluir um pouco a cada dia, para conquistar cada vez mais espaço e notoriedade no mercado.

Comentários

Nossa política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Ler comentários