Lembra do Tíbio e Perônio, do ‘Castelo Rá-Tim-Bum’? Destino foi implacável e eles vivem assim hoje, após 30 anos

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

23/06/2024 16:54

3 min

Tíbio e Perônio - Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução - TV Cultura)
Tíbio e Perônio - Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução - TV Cult...
Continua depois da publicidade

Dentro o vários personagens de Castelo Rá-Tim-Bum, Tíbio e Perônio fizeram a alegria das crianças com seus experimentos malucos

Lembra do Tíbio e Perônio, os icônicos personagens do aclamado programa infantil ' Castelo Rá-Tim-Bum'? Três décadas após encantarem gerações com suas aventuras científicas, a vida dos atores que os interpretaram tomou rumos inesperados.

Continua depois da publicidade

O destino, implacável, reservou para eles uma trajetória cheia de altos e baixos, marcada por desafios e surpresas.

O Castelo Rá-Tim-Bum foi uma série de televisão brasileira infantojuvenil educativa, produzida e exibida pela TV Cultura entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios, além de um especial exibido anualmente no Natal.

Continua depois da publicidade
Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução / TV Cultura)
Elenco do Castelo Rá-Tim-Bum (Foto: Reprodução / TV Cultura)

Criado por Flávio de Souza e Cao Hamburger, o programa se passava em um castelo mágico habitado por um grupo de personagens excêntricos, como Nino, o menino que vivia lá com seus tios Victor e Morgana; Biba, a bruxinha atrapalhada; Catatau, o monstro verde comedor de lixos; Celeste, a fada; e os cientistas malucos Tíbio e Perônio.

Até hoje, o Castelo Rá-Tim-Bum é lembrado com carinho por diversas gerações de brasileiros. O programa marcou a infância de muitas pessoas e continua a ser referência em termos de qualidade e conteúdo educativo na televisão infantil. Dentre os vários personagens, Tíbio e Perônio marcaram uma geração.

Continua depois da publicidade

Cientistas malucos

A dupla de cientistas malucos mais querida do "Castelo Rá-Tim-Bum", Tíbio e Perônio, marcaram a infância de muita gente com suas experiências mirabolantes e obsessão por desvendar os segredos da ciência. Mas o que será que aconteceu com eles depois do fim do programa em 1997?

Leia também

Na verdade, por trás dos personagens Tíbio e Perônio estavam os talentosos atores Flávio de Souza e Henrique Stroeter.

Continua depois da publicidade
Tíbio e Perônio, do 'Castelo Rá-Tim-Bum' (Foto: Reprodução - Raoni Maddalena / Divulgação TV Cultura)
Tíbio e Perônio, do 'Castelo Rá-Tim-Bum' (Foto: Reprodução - Raoni Maddalena / Divulgação TV Cultura)

Após o Castelo, Flvio seguiu carreira como diretor e roteirista, enquanto Henrique se dedicou ao teatro e à dublagem.

Em 2012, a dupla se reuniu para participar do programa "Domingão do Faustão", relembrando os tempos áureos da série.

Continua depois da publicidade

Tíbio e Perônio hoje

Henrique Stroeter continua a se envolver com produções teatrais pelo Brasil, tendo atuado pela última vez na TV em "A Infância de Romeu e Julieta" (SBT). "Vão ao teatro. Todos pensaram que, após o fim da pandemia, os teatros voltariam a ficar cheios, mas isso ainda está começando a acontecer. Precisamos que as pessoas retomem o hábito de frequentar o teatro, museus e sair de casa."

Os atores que deram vida ao irmãos Tíbio e Perônio, do Castelo Rá-Tim-Bum
Os atores que deram vida ao irmãos Tíbio e Perônio, do Castelo Rá-Tim-Bum (Reprodução)

Por outro lado, Flavio de Souza dedica seu tempo à leitura de trechos de seus livros nas redes sociais. "Cada vídeo é sobre um livro."

Flavio e Henrique têm o sonho de lançar uma série própria de Tíbio e Perônio. "Estamos tentando há 30 anos criar uma série para eles e Flavio já pensou em tudo", brincou Henrique para o SPLASH .

Quanto tempo durou Castelo Rá-Tim-Bum?

Foi exibida pela TV Cultura entre 9 de maio de 1994 e 24 de dezembro de 1997, totalizando 90 episódios, além de um especial exibido anualmente no Natal.

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Continua depois da publicidade

Wellington Silva é redator com experiência em produção de conteúdo digital voltado para celebridades, reality shows e entretenimento. Atua na cobertura de famosos, televisão, música e futebol, sempre com foco em organizar informações, analisar diferentes fontes e entregar conteúdos claros e atualizados para um grande volume de leitores. Atualmente, integra o time do site TV Foco, onde também participa da distribuição estratégica das matérias em plataformas digitais. Com formação técnica em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e atualmente cursando Ciência da Computação na FIAP, Wellington combina conhecimento em tecnologia com prática em análise e organização de dados. Desenvolve habilidades em lógica de programação, Python e estruturação de informações, aplicando esse olhar analítico no tratamento de conteúdos e identificação de padrões no ambiente digital. Seu trabalho se destaca pela atenção aos detalhes, agilidade e capacidade de lidar com múltiplas demandas, sempre buscando qualidade na informação e boa experiência para o público. Contato: @ueellitu