Agora

Agora

Toyota, Chevrolet e até Volkswagen: Montadoras tem péssima notícia e risco de deixarem o Brasil existe

Toyota, Chevrolet e Volkswagen são grandes nomes do automobilismo (Foto: Divulgação)
Toyota, Chevrolet e Volkswagen são grandes nomes do automobilismo (Foto: Divulgação)

Toyota, Chevrolet e até Volkswagen podem fechar suas montadoras no Brasil devido a uma crise que não tem perspectiva de melhorar

A indústria automobilística brasileira vive um momento de terror que não acontecia desde 2004, ou seja, há quase 20 anos. Toyota, Chevrolet e até Volkswagen vivem um momento delicado em suas produções e podem deixar de fabricar seus carros no país.

De acordo com o Metrópoles, a produção de automóveis aumentou 37% em março em relação a fevereiro, mas isso é apenas 8% acima da pior fase de produção da história recente do Brasil. Um outro dado mostra que houve um aumento de 20% da produção em relação a março do ano passado.

Márcio de Lima Leite, o presidente da Associação Nacional de Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), afirmou acreditar que muitas das principais montadoras deixem o país em breve, devido ao cenário assustador. Basta ter em mente que a Ford deixou o Brasil 2021, provocando um grande choque no mercado.

Fábrica da Volkswagen em Taubaté, SP (Foto: Divulgação/VW do Brasil)
Fábrica da Volkswagen em Taubaté, SP (Foto: Divulgação/VW do Brasil)

CENÁRIO DESASTROSO

Leite afirmou que o primeiro trimestre de 2022 foi o pior em 18 anos e até agora esse segmento continua em baixa. Anteriormente, o problema teve uma de suas principais causas a falta de matéria-prima nas montadoras, mas agora existe mesmo a falta de demanda, ou seja, compradores.

Com problemas também na exportação desses carros, muitas montadoras podem deixar o Brasil. “Não tenho dúvida de que, sim, pode acontecer. Principalmente, com essas importações. As montadoras que não têm volumes expressivos de produção vão fazer os cálculos”, explicou Márcio.

Veja também

QUAIS MONTADORAS AINDA FUNCIONAM NO PAÍS?

A Toyota fechou sua primeira fábrica no Brasil, em São Bernardo do Campo (SP), e mudou toda a produção para o interior. BMW, Caoa (Chery e Hyundai), General Motors (Chevrolet), Stellantis (Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën), Honda, Great Wall, HPE (Mitsubishi e Suzuki) ainda produzem no país.

Fábrica da Toyota ficava em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução/G1)
Fábrica da Toyota ficava em São Bernardo do Campo (Foto: Reprodução/G1)

🚨 Fátima Bernardes na Record + Thais Fersoza expõe farsa no BBB24 + Globo obriga Rodriguinho a se "humilhar" por Davi

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA