Toyota vai fechar sua primeira fábrica no Brasil após 60 anos


Fábrica da Toyota Divulgação

A Toyota anunciou nesta terça-feira (5) que, no ano em que completa 60 anos de funcionamento, vai encerrar sua operação na fábrica de São Bernardo do Campo, no ABC paulista. A unidade foi a primeira da companhia japonesa fora do Japão. No Brasil, em1962, começou fabricando o modelo Bandeirante.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Nesta planta são produzidas peças que equipam modelos no Brasil, Argentina e Estados Unidos. Agora, a fabricação será transferida para Sorocaba, Indaiatuba e Porto Feliz, todas cidades no interior do estado de São Paulo.

Entre no canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia 

De acordo com o comunicado da empresa, a mudança será feita de forma gradual a partir de dezembro de 2022 com conclusão prevista para novembro de 2023.

A unidade a ser fechada tem cerca de 550 funcionários e, segundo a Toyota, “o movimento prevê manutenção de emprego, ou seja, será oferecida oportunidade aos colaboradores que hoje trabalham na operação do ABC paulista”.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Sindicato quer tentar negociação

A direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC disse ter recebido com surpresa a notícia do fechamento e considerou a decisão irresponsável com “a falsa justificativa de otimização de custos”. Segundo a entidade, não há motivos plausíveis para o fechamento da planta.

“Nos últimos anos, em toda as negociações com o Sindicato, a Toyota vinha insistindo que a planta não fecharia e que havia planos para a unidade e seus trabalhadores. A empresa chegou a comunicar o Sindicato que os produtos atuais garantiriam a permanência da fábrica pelos próximos três anos e afirmava que a unidade era produtiva, competitiva e lucrativa. Em todas as conversas com a montadora, pautamos questões relacionadas a investimento na planta”, argumentou o sindicato em nota.

Os sindicalistas se reuniram com os trabalhadores nesta tarde e disseram eperar que a empresa reveja sua decisão.

A Toyota, por sua vez, ressalta que segue investindo no país. Recentemente, a montadora ampliou o portfólio de produtos com a chegada do Corolla Cross, além de ter iniciado o terceiro turno em Sorocaba, aumentado as exportações de motores fabricados na planta de Porto Feliz e investido R$ 50 milhões em Indaiatuba, que produz o Corolla sedã.

🚨 TV Foco em Pré-Estreia de filme com Dani Winits e Fabiana Karla + Atitude de Bonner chama atenção      

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA