Aumento do valor e pagamento retroativo: Trabalhadores estão no CÉU com nova regra anunciada do FGTS

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

10/11/2023 19h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
FGTS é um direito do trabalhador - Foto: Internet

Todos precisam saber detalhes sobre a notícia anunciada do FGTS, o Fundo de Garantia do Trabalhador

Antes de mais nada, é muito importante falar que o FGTS, em suma, é  um fundo de cada trabalhador na Caixa Econômica Federal em que a empregadora (empresa) deposita uma porcentagem do salário bruto mês a mês.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dessa forma, os trabalhadores estão no céu com a nova regra anunciada do FGTS, e vocês saberão de todos os detalhes agora.

Segundo informações do portal Folha de São Paulo, o STF (Supremo Tribunal Federal) tem três votos a favor da correção do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pela remuneração da poupança a partir de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Qual a grande novidade?

Dessa forma, hoje iremos falar um pouco sobre funciona esse benéfico pros trabalhadores. É importante falar, antes de mais nada, que o processo está em julgamento e o governo pretende adiar a mudança pra 2025 por conta do orçamento. Vamos lá?

Para quem não sabe, atualmente, a poupança rende 6,073% ao ano, enquanto FGTS é corrigido em 3% ao ano mais TR (Taxa Referencial). Dessa forma, por isso, acabaram aparecendo o novo posicionamento dos ministros André Mendonça e Kassio Nunes Marques.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Assim, foi o ministro Cristiano Zanin, indicado por Lula ao STF, que interrompeu o julgamento. A paralisação já era esperada por Barroso. A AGU (Advocacia-Geral da União) estima que o pagamento retroativo custaria ao Tesouro R$ 660 bilhões. Além disso, por ano, o Ministério da Fazenda calcula desembolsar R$ 8,6 bilhões a mais com o FGTS.

Na ocasião, o relator também ressaltou que postergar a discussão poderia gerar um efeito potencial no planejamento de políticas públicas pelos quais os valores do fundo são importantes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Bom, fica claro que o  FGTS financia a habitação. Ele disse ter recebido Haddad, Jorge Messias (AGU) e Jader Filho (Cidades) e representante da Caixa. “Ouvi todas as considerações, examinei todos os números que trouxeram, pedi ao economista do Supremo [Guilherme Mendes Resende] que também produzisse os números, distribuí para os colegas e com base nesse conjunto novo de informações cheguei a essa modulação”, disse.

Por fim, salientamos que a proposta do governo era de garantir pelo menos a inflação para os valores depositados no fundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Contudo, é importante falar que o problema está na correção dos valores retroativos, um desejo dos representantes dos trabalhadores, mas que o governo federal quer evitar.

Outro ponto que não podemos deixar de falar é que, para as centrais, o pagamento dos retroativos poderia ser parcelado, o que aliviaria parte das dificuldades do governo. O caso chegou ao Supremo em 2014, após estudo encomendado pelo partido Solidariedade e pela Força Sindical apontar perdas consideráveis ao trabalhador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na época, o levantamento mostrou que a correção dos valores trouxe prejuízo de 88,3% ao dinheiro depositado no FGTS de 1999 até 2013.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

A redação do site TV Foco é formada por vários profissionais que estão sempre prontos para informar seu público e levar o máximo de informações para ele. Por isso, estamos sempre antenados em tudo que está acontecendo na TV, nas redes sociais, nas festas e em todos os cantos do mundinho dos famosos.Redação TV FOCO publica notícias diariamente sobre o mundo do famosos e também da televisão. Especializado em números sobre a audiência da TV. Para entrar em contato envie um email para: redacao@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.