Trabalhadores precisam se preparar pra não cair em novo vírus do PIX no WhatsApp
Alerta aos trabalhadores nesta quinta-feira (26) referente a onda de vírus que tem se espalhado pela mídia, usando o nome da plataforma WhatsApp, a ameaça pode roubar dinheiro por PIX e causar prejuízo para milhares de cidadãos.
De acordo com o portal Olhar Digital, desde o fim de 2022, cibercriminosos otimizaram os golpes, e agora, costumam usar o WhatsApp Web como fachada para disseminar links falsos com malware, além de tirar o dinheiro das vítimas por PIX, ganhando até mesmo um apelido, GoPIX.
Portanto, a empresa de cibersegurança Kaspersky emitiu um alerta sobre o problema e diz que a fraude provavelmente já fisgou vítimas. O GoPIX age no momento das transferências de valores. No caso do PIX, o dinheiro dos usuários acaba nas contas dos criminosos mais rápido do que todos pensam.
A abordagem é bem semelhante com outras ameaças. O ataque usa links maldosos que aparecem quando o usuário busca pelo termo ‘WhatsApp Web’ no Google, quando acessados por engano, os links levam para outra página que pede para baixar um arquivo infectado com malware (vírus).
Desse modo, o vírus pode vir em um arquivo compactado (.zip) ou na forma de um pacote instalador. O golpe é engenhosos e consegue passar sem que ninguém perceba por alguns sistemas de proteção, conseguindo interceptar transações via internet banking, segundo informações do portal.
Veja também

Prepare o seu celular: Uma mudança chegará ao Whatsapp em dias e não vai agradar todos os usuários

Já pode se despedir: Fim de serviço do Whatsapp para lista de iPhones é confirmado em 2023 e cai como bomba

Já pode ir se despedindo: Whatsapp acaba de confirmar ADEUS a lista de celulares em NOVEMBRO de 2023
Como se proteger do novo vírus e impedir de ser mais uma vítima?
- A forma mais simples de se proteger é acessar o WhatsApp Web sempre pelo único endereço correto: https://web.whatsapp.com/
- Essa versão também não precisa de nenhum arquivo baixado para funcionar.
- Basta ler o QR Code que aparece na tela com o seu celular para usar o mensageiro no seu navegador favorito (Firefox, Chrome ou Edge, por exemplo


