URGENTE!
“A partir de hoje”: O anúncio de Tralli ao paralisar JH com nova lei do INSS que atinge em cheio os idosos 60+
10/12/2024 às 18h45

César Tralli pega todos de surpresa e interrompe Jornal Hoje para anunciar nova lei do INSS que impacta diretamente idosos acima de 60 anos
O jornalista César Tralli surpreendeu os telespectadores ao anunciar, durante a programação do Jornal Hoje, a interrupção do noticiário para detalhar os impactos de uma nova lei do INSS que mexe diretamente com os direitos de aposentadoria de pessoas com mais de 60 anos.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A medida, que vem gerando intensos debates, promete afetar significativamente essa faixa etária, despertando dúvidas e preocupações sobre o futuro das aposentadorias no país.
O TV Foco, a partir do seu time de especialistas em previdência e das informações divulgadas por César Tralli na Globo, detalha agora sobre nova decisão do INSS.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Em setembro desse ano Tralli anunciou que “A parti de hoje, o INSS passa a receber atestado médico sem agendamento prévio.”
Auxílio-doença
- A parceria entre o Ministério da Previdência Social, o INSS e os Correios foi ampliada para atender segurados em agências dos Correios.
- O requerimento do benefício por incapacidade temporária pode ser feito diretamente nas agências dos Correios.
- A ferramenta Atestmed do INSS possibilita o envio digital de laudos médicos e facilita a análise dos casos.
- Além disso, a parceria iniciou seu projeto-piloto em março em Fortaleza e agora expande-se nacionalmente.
- Mais de 2,6 mil agências próprias dos Correios atenderão segurados em todo o Brasil para esse benefício.
Concessões mais rápidas
A medida permite que o trabalhador não precise agendar uma perícia presencial com um médico federal.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
LEIA TAMBÉM:
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
● Mais de R$2 mil: INSS libera pagamento mais esperado pelos aposentados em plena sexta-feira (25)
● “Retirou R$6 bilhões”: Bonner paralisa JN com anúncio do INSS que abala salário dos 60+ em 2025
● Melhor que o 14° salário: INSS confirma pagamento EXTRA chegando em maio na era Lula e idosos 60+ vibram
Além disso, o objetivo é agilizar as concessões do auxílio-doença aos segurados do INSS com necessidade de até 180 dias de afastamento do trabalho. Atualmente, o tempo médio de análise dos pedidos de benefícios é de 15 dias.

No entanto, com o acordo, as unidades dos Correios se somam a 1,6 mil agências da previdência social, além de outros canais de atendimento: o aplicativo Meu INSS, o site e o telefone da Central 135.
A iniciativa deverá beneficiar, sobretudo, os segurados do INSS que não têm acesso à internet ou encontram dificuldade em fazer o requerimento pelo aplicativo Meu INSS, e agora, ela atenderá os segurados mais próximos de suas residências.
Entenda
Os segurados do INSS podem fazer o requerimento do auxílio-doença pela perícia digital do Atestmed diretamente nas agências dos Correios. Além disso, no local, o funcionário da estatal digitalizará a documentação apresentada e vai inseri-la diretamente no sistema do INSS.
A segunda forma de atendimento em uma unidade dos Correios é para o segurado que quiser fazer o pré-requerimento pela Central 135 para iniciar o atendimento. Porém, neste caso, a solicitação deve ocorrer em prazo de cinco dias, período que o segurado terá para apresentar a documentação exigida.
Contudo, de o responsável pela análise do requerimento de um benefício identificar pendências documentais, ele permitirá que o cidadão vá a uma agência dos Correios para complementar as informações.
Atestmed
Pelo Atestmed, o governo recebe a documentação do requerente para análise sobre a concessão do benefício mais rapidamente, sem a necessidade de o segurado passar pela perícia médica presencial.

Para dar entrada no pedido de benefício por incapacidade temporária, o segurado tem que preencher os seguintes requisitos: contribuir para a Previdência Social, cumprir carência (mínimo de 12 meses de contribuição antes do afastamento,) e apresentar atestado médico que comprove a necessidade de afastamento do trabalho por mais de 15 dias.
Além disso, o INSS alerta que o atestado médico ou relatório médico deve ser legível e sem rasuras e, ainda, conter o Código Internacional de Doenças (CID).
Contudo, o Atestmed não indefere requerimentos de benefícios. No entanto, quando alguém detecta alguma inconformidade no atestado médico, encaminha o caso à perícia médica presencial.
Como acessar o Meu INSS?
Você pode acessar o Meu INSS pelo site oficial (meu.inss.gov.br) ou pelo aplicativo disponível para Android e iOS.
Em seguida, use seu CPF e senha cadastrados na plataforma gov.br. Caso não tenha cadastro, crie um no próprio site para acessar os serviços.

CONCLUSÃO
Por fim, o Ministério da Previdência Social calcula que o telefone (135) atende mais de 20 milhões de brasileiros, a plataforma Meu INSS atende 75 milhões. Agora, os Correios devem registrar mais de 100 milhões de atendimentos ao mês, graças à capilaridade da estatal em todo o território nacional
Autor(a):
Wellington Silva
Eu sou Wellington Silva, tenho 26 e sou apaixonado pelo mundo dos famosos e reality shows. Tenho formação em Técnico em Redes de Computadores pela EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa e me considero redator por vocação. Sou aficionado pela vida dos artistas. Já trabalhei em sites focados em artistas musicais e atualmente trabalho em sites focados nas celebridades no geral. Faço matérias com foco em reality shows, famosos, cantores, e futebol. Posso ser encontrado nas redes sociais como: @ueelitu