“Hoje”: Tralli paralisa JH às pressas com nova lei armada para proibição que atinge em cheio a Uber e 99

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

05/03/2024 10:50

3 min

César Tralli no JH / Uber / 99 - Montagem TVFOCO
César Tralli no JH / Uber / 99 - Montagem TVFOCO
Continua depois da publicidade

Sem pensar duas vezes, Tralli confirmou lei armada para proibição que atinge em cheio a Uber e 99

César Tralli, âncora do Jornal Hoje, da Globo, confirmou em sua atração uma nova lei que sem dúvidas acabou pegando muita gente de surpresa.

Continua depois da publicidade

De acordo com o que foi divulgado no JH, a nova lei armada, que vale salientar, ainda se trata apenas de um projeto, visa uma a proibição que atinge em cheio a Uber e 99.

Para melhor entender sobre o assunto, na ocasião foi noticiado que o Governo enviou ao Congresso projeto de lei pra regulamentar a atividade de motorista de aplicativos. Entre os objetivos do projeto, está a criação de uma remuneração mínima para o motorista de aplicativo.

Continua depois da publicidade

Assim, César Tralli disparou: “O Governo Federal vai enviar hoje ao Congresso Nacional um projeto de lei para regulamentação da relação de trabalho entre empresas e motoristas de aplicativos. Vamos juntos até Brasília com a reporter Gioconda Brasil”, disse ele, chamando a reportagem.

E então o Jornal Hoje seguiu explicando sobre o assunto: De acordo com a Ministério do Trabalho, o texto desse projeto de outubro está sendo negociado e passando por ajustes. A proposta só ficou pronta mesmo hoje de manhã, depois de uma análise final do Ministério da Fazenda”, disse Gioconda.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
http://tvfoco.uai.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg

Logo da Uber (Foto: Reprodução / Internet)

“Entre os objetivos da proposta está a criação de uma remuneração mínima para o motorista de aplicativo, uma instituição de jornada de trabalho e uma obrigatoriedade de recolhimento de previdência tanto empresa quanto o motorista do aplicativo terá que pagar o INSS, pois vai ajudar a aumentar a arrecadação do governo”, disse.

Continua depois da publicidade

E então concluiu explicando: “O projeto de lei foi assinado pelo presidente Lula em cerimônia aqui no Palácio do Planalto, o governo reuniu representantes de plataformas, sindicalistas e também parlamentares. A proposta, que vai regular apenas a atividade de motorista de aplicativo, foi feita pelo governo depois que um grupo de trabalho formado por trabalhadores e empresas não deu resultado”, disse.

“Também não houve acordo para incluir nesse texto os entregadores de refeições que utilizam, por exemplo, motos e também bicicletas. A depois da assinatura, esse texto vai ser encaminhado para o Congresso Nacional”, finalizou a repórter.

Quantos motoristas de aplicativo tem no Brasil?

Assim, para melhor entender sobre o assunto, os motoristas, caso o projeto seja aprovado, terão então que lidar com essa proibição da empresa contratando os motoristas sem direitos trabalhistas.

Afinal, com a proposta do projeto de lei, isso não poderá mais ocorrer, caso seja aprovado.

Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores de aplicativos, diz uma pesquisa inédita do IBGE.

 

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Tópicos nesse artigo:

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Bianca Rayla é formada em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e atua como redatora web com foco em entretenimento, televisão e celebridades desde 2018. Com experiência em diversos portais de notícias do setor, Bianca é especialista na cobertura do universo dos artistas da TV Globo, música sertaneja e cultura pop nacional. Apaixonada por comunicação, dedica-se diariamente a produzir conteúdos relevantes, leves e informativos, com credibilidade e olhar atento às tendências. Contato: bianca.rayla@otvfoco.com.br