Lula ciente: Tralli paralisa JH com decreto no INSS que antecipa pagamento para salvar beneficiários em 2025

Tv Foco mostra hoje atrizes brasileiras dos anos 1990 já chegaram aos 50 anos, mas continuam arrancando suspiros por onde passam.

11/02/2025 21h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
César Tralli -Jornal Hoje - INSS (Foto: TV Globo)

Nos últimos 2 anos, o instituto vem promovendo uma série de mudanças para facilitar a concessão do auxílio-doença e antecipar tempo de aguardo

César Tralli trouxe novas informações do INSS durante o Jornal Hoje, da Globo. Desde 2023, o Governo Federal tenta diminuir a fila de espera do benefício de incapacidade temporária, tornando o processo menos burocrático.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o apresentador, as agências do INSS têm recebido o atestado médico do auxílio-doença sem a necessidade de fazer o agendamento prévio. O procedimento acontece por senha. Porém, o papel tem que estar legível, sem rasuras e ter sido emitido há, pelo menos, 90 dias da data do pedido.

De acordo com a Previdência, a medida vale para todos os benefícios por incapacidade temporária que precisam de perícia inicial. A única exceção é o auxílio-doença por acidente de trabalho que vai continuar dependendo da avaliação presencial. Existe ainda a opção de entregar a documentação por aplicativo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

INSS
Os documentos também podem ficar registrados no aplicativo do Meu INSS (Foto: Governo Federal)

Agora, o benefício por incapacidade temporária também pode ter solicitação nas agências dos Correios. Existem mais de mais de 2,6 mil atendendo quem precisa fazer o pedido. Depois disso, os servidores reunirão a documentação, abrindo um requerimento no sistema do órgão público.

“Se ele estiver em conformidade, o segurado tiver as últimas 12 contribuições, ele tem o seu direito adquirido. Caso esse atestado não seja dado conformidade pela perícia médica, o segurado é avisado para agendar uma perícia médica presencial”, disse Vanessa Carvalho Rodrigues, gerente do INSS.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Hoje, como apontaram os dados levantados, quase 80% dos benefícios concedidos pelo INSS se referem à incapacidade temporária. Em junho de 2024, houve mais de 576 mil pedidos desse tipo de auxílio e cerca de 313 mil deles tiveram concessão aprovada. Este ano, o número deve subir ainda mais.

INSS
O INSS é responsável pelo pagamento de aposentadorias, pensões, entre outros (Foto: Agência Brasil)

Afinal, como solicitar o benefício de incapacidade temporária?

  • Nas agências dos Correios;
  • Pelo aplicativo do Meu INSS;
  • Telefone da central, 135.
INSS
INSS trouxe mudanças na liberação do auxílio-doença, mas surgem novas regras (Foto: Agência Brasil)

Conclusão

  • Os pagamentos, no entanto, acompanham o salário mínimo;
  • Este ano, o valor está fixado na faixa de R$ 1.518, válidos também aos benefícios;
  • O tempo médio para a concessão do primeiro auxílio é de 43 dias, após a aprovação.

+ Contudo, veja ainda outras notícias de César Tralli, no Jornal Hoje, da Globo!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.