Luto!

“Um dos mais importantes”: Tralli paralisa JH às pressas e confirma morte irreparável de artista na Globo


Tralli paralisa JH e confirma morte irreparável de artista na Globo (Reprodução/UOL/Freepik/Canva)

Tralli confirma morte de grande artista no Jornal Hoje, da Globo

O âncora César Tralli, do Jornal Hoje, anunciou nesta última quarta-feira (27) a morte de um grande artista, durante a edição do telejornal na Globo, deixando milhões de telespectadores e fãs chocados com tal notícia.

“Morreu um dos artistas plásticos mais importantes do século 20”, afirmou Tralli. O escultor americano Richard Serra faleceu aos 85 anos, na terça-feira (26), em sua casa em Nova York, nos Estados Unidos, devido complicações no quadro de pneumonia, segundo o telejornal.

O artista ficou conhecido por suas esculturas de grandes dimensões e geometria fluída e circular entre placas de aço gigantescas a céu aberto e em museus. Imensos inclinados, elipses e espirais de aço, são características de suas obras, por isso, foi identificado como um dos maiores artistas de seu tempo e ganhou o apelido de “o poeta de aço”.

Serra desenhava esculturas especificamente para os espaços que iriam ocupar e tinha interesse em estudar a interação de suas obras com o meio ambiente. “Certas coisas… ficam gravadas na imaginação e você tem a necessidade de reconciliação com elas”, afirmou Serra em uma entrevista ao apresentador Charlie Rose no início dos anos 2000.

Inclusive, Em fevereiro de 2019, o Instituto Moreira Salles, localizado na Avenida Paulista, em São Paulo, inaugurou a obra Echo, que foi instalada no jardim externo do centro cultural, atrás do restaurante Balaio. Composta por duas placas de aço de 18,6m de altura, cada uma pesando 70,5 toneladas, a escultura foi produzida por Serra em 2016 e, pelo complexidade de seu transporte, demorou três anos para chegar à cidade. Echo foi a primeira obra do artista aberta permanentemente à visitação pública na América Latina.

Veja também

Uma de suas obras mais polêmicas foi a escultura Tilted Arc, um muro circular de aço com mais de três metros de altura, instalada em 1981 no Federal Plaza, em Nova York. Oito anos após a sua inauguração, a obra foi retirada depois de um abaixo assinado que reuniu 1.300 assinaturas e inspirou uma ordem judicial para que ela fosse removida.

Qual foi a última obra feita por Richard Serra?

Uma de suas obras recentes, torres sombrias que parecem emergir da areia no deserto do Catar, está isolada nas dunas, acessível apenas em uma viagem de carro em um ambiente com temperaturas de até 50°C.

“Quando você observa minhas obras, não se lembra de nenhum objeto. Fica uma experiência, uma passagem. Experimentar uma das minhas peças é sentir uma noção de tempo, do lugar e reagir a isso. Não é lembrar de um objeto porque não há objeto para reter”, explicou o artista em 2004.

Richard Serra, Globo
O escultor Richard Serra, morreu aos 85 anos de idade (Foto: YouTube / Instituto Moreira Salles)
Richard Serra, Globo
Em 2014, Richard Serra teve algumas de suas obras expostas no Brasil (Foto: YouTube / Instituto Moreira Salles)
Grande escultor do século XX morre de pneumonia (Reprodução/Veja)
Grande escultor do século XX morre de pneumonia (Reprodução/Veja)

🚨 Desmascarado? Mani DETONA recado amargo após fim com Davi + Lo Prete leva RASTEIRA na Globo    

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Cursando Jornalismo e completamente apaixonada por comunicação social e entretenimento. Antenada nas redes sociais e acompanhando as vidas movimentadas das celebridades. Fanática pelas divas do pop e extremamente cinéfila, sou a pessoa que passa horas vendo filmes e está sempre procurando séries novas. Meu objetivo é ser o mais clara possível e espalhar todas as fofocas.