Agora

Agora

Transformar multa em advertência e segredo ao dirigir: Como nunca ter a CNH suspensa em 3 passos simples

Infração de Trânsito e CNH - (Reprodução: Internet)
Infração de Trânsito e CNH - (Reprodução: Internet)

Para nunca mais ter problemas com multas

De acordo com o artigo 261 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) são estabelecidas duas razões para a suspensão da CNH: infrações autossuspensivas e ultrapassagem do limite de pontos permitidos na CNH.

Motivo este que deixa os condutores apreensivos na medida que a contagem de pontos começa a ser somada na Carteira.

COMO NÃO PERDER A MINHA CNH?

O site Autotempo consultou Roberson Alvarenga, CEO da Help Multas, rede de franquias especializada em recursos de multas de trânsito, processos de suspensão e cassação da CNH, para dar dicas de como evitar a suspensão da CNH.

Uma estratégia recomendada é recorrer antes de acumular os pontos que são suficientes para suspender a CNH.

As infrações de trânsito tem quatro categorias com pontuações variadas, sendo: leves correspondentes a 3 pontos, médias correspondentes  a 4 pontos, graves correspondentes a 5 pontos e gravíssimas correspondentes a 7 pontos.

Veja também

De acordo com o artivo 267 do Código de Trânsito Brasileiro, se o condutor não tiver cometido nenhuma infração nos últimos 12 anos, as infrações de natureza leve ou média podem ser convertidas em advertência por escrito. 

Recorrer as multas da CNH também é uma opção, para recorrer é necessário apresentar uma defesa prévia, sendo basicamente uma contestação da multa, como sendo indevida por exemplo.

“Esse tipo de contestação deve ser feito no prazo estipulado e os documentos devem ser devidamente apresentados como os previstos na Resolução 900/2022 Contran. Nesses casos, procurar um especialista no assunto pode facilitar o processo, por já saber o que fazer e como funciona o trâmite”, reforçou o CEO da Help Multas.

E por último e não menos importante, a atenção. Não dirigir sob o efeito de álcool ou drogas, respeitar os limites de velocidade, evitar manobras perigosas, estar sempre atento às sinalizações de trânsito e ter a CNH válida e com a validade em dia são alguns dos principais cuidados a serem tomados.

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA