Celebridades

Tratados como estrelas na TV portuguesa, atores brasileiros se surpreendem e não querem mais retornar à Globo

Thiago Rodrigues, Marcello Antony e Carolina Kasting em programas da TV portuguesa. (Foto: Reprodução/TVI)
Thiago Rodrigues, Marcello Antony e Carolina Kasting em programas da TV portuguesa. (Foto: Reprodução/TVI)

Conforme informamos, os atores brasileiros encontraram uma boa alternativa de trabalho e mudança de vida em Portugal. Este ano, nomes como Thiago RodriguesCarolina Kasting e Marcello Antony, decidiram romper com a Globo para atuarem em folhetins lusitanos. E a experiência, a princípio, vem agrandando bastante os atores, que não fazem planos para retornar ao Brasil e à emissora carioca tão cedo.

Thiago, Carolina e Marcello integram o elenco principal de Valor da Vida, nova novela da TVI, principal emissora de TV aberta em Portugal. A trama, que estreia no próximo dia 29, é escrita por Maria João Costa, a autora de novelas mais prestigiada do país.

Apesar do volume bem menor de produção em comparação com a TV brasileira, o trabalho no folhetim português vem surpreendendo os brasileiros. Em recente entrevista à revista TV7 Dias, Thiago elogiou bastante o seu papel como o personagem Vasco, um homem que engravida a irmã da sua esposa, que acorda de um coma após oito anos. “É um conflito muito pesado, mas é aquilo que todo o ator quer ter na mão, é um conflito contraditório, uma coisa pesada”, comentou.

+ Helga Nemeczyk revela inspiração em Rita Cadillac para interpretar cantora em nova série da Globo

O ator, que vem sendo bastante assediado pelo público português, em virtude da sua participação em novelas da Globo transmitidas no país, como Páginas da Vida (2006) e A Favorita (2008), admitiu estar surpreso com a experiência e a boa recepção que vem tendo no país. “Estou muito feliz, estou sendo muito bem recebido. A experiência é muito melhor do que eu imaginava”, declarou o ator, que em outra entrevista, revelou que pretende permanecer em Portugal mesmo após o fim da novela.

Os atores brasileiros também são tratados como grandes estrelas internacionais pela própria TV portuguesa, e vêm aparecendo em diversos programas nos últimos meses. Durante uma participação no A Tarde é Sua, atração da TVI, no último mês, Antony afirmou que sua “vontade é de não retornar ao Brasil”, mas justificou a ideia como algo relacionado à melhor qualidade de vida da sua família no país.

Apesar de toda euforia em torno da ida dos brasileiros para Portugal, e que pode envolver ainda mais estrelas, como Thiago Lacerda, protagonista de Orgulho e Paixão, que deve ser o próximo a trocar a Globo pela TV portuguesa, essa transição não é tão fácil como parece. Pelo menos é o que revela uma brasileira que trabalha nos bastidores da TV lusitana.

Em entrevista ao site do jornalista Daniel Castro, a ex-global Karla Muga, marcada por interpretar a personagem Grampola de A Indomada (1997), e que hoje atua em Portugal como produtora, coach e preparadora de atores, contou que o mercado do país é muito limitado: “Não há espaço para tanta gente. Temos de ser realistas, olha o tamanho do país. A indústria de dramaturgia é minúscula, não é 10% do que é feito no Brasil. Os recursos para o audiovisual acabaram há dois anos, hoje Portugal tem 30 ou 40 atores que se mantêm no ar. E não é só na TV, é em todas as áreas. Acho que o país é uma ótima escolha para quem está vivendo de aposentadoria, não tem uma ambição profissional. Mas não é a salvação que todos imaginam, não”.

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Renan Santos

Atuando também como roteirista de TV e cinema, Renan é redator e colunista do TV FOCO desde 2014, noticiando e criticando o mirabolante e imprevisível universo televisivo e dos famosos.