CONFIRA

Falência: O triste dia em que banco brasileiro protagonizou escândalo, não suportou e deu adeus


Banco é fechado (Foto: Reprodução/ Internet)

Relembre o dia em que banco brasileiro protagonizou um escândalo e após isso deu adeus ao país

Nesta quinta-feira (01), o TV Foco reuniu algumas informações e curiosidades sobre o dia em que um banco brasileiro protagonizou um verdadeiro escândalo e deu deu adeus ao país.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Para quem não sabe, estamos falando do Banco Nacional, que foi uma instituição financeira fundada pelo ex-governador de Minas Gerais, José Magalhães Pinto e seu irmão Valdomiro de Magalhães Pinto, em 1944.

Na época, a Instituição Financeira havia conseguido se destacar muito por conta de seu pioneirismo em marketing esportivo, afinal, ele patrocinou o piloto Ayrton Senna, em uma época em que poucos falavam sobre isso.

Ayrton Senna com boné do Banco (Foto: Reprodução/ Internet)
Ayrton Senna com boné do Banco (Foto: Reprodução/ Internet)

Além disso, o Banco Nacional foi um dos principais bancos privados do Brasil, antes de sofrer uma intervenção do Banco Central do Brasil.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


MAIS SOBRE O OCORRIDO

Na ocasião, a instituição financeira teria utilizado um jogo de Ponzi que o levou à falência no ano de 1995 com prejuízo de 581% sobre o valor contábil.

Veja também

Banco Nacional (Foto: Reprodução/ Internet)
Banco Nacional (Foto: Reprodução/ Internet)

A fraude, que foi um verdadeiro escândalo, só foi descoberta pelo Banco Central como dito acima, sete anos após e , no final, o governo ainda acordou com a maior parte do prejuízo.

De acordo com informações divulgadas no artigo ‘Banco Nacional: Jogo de Ponzi’, escrito por Fernando de Holanda Barbosa, que era professor da Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas, a série de fraudes feitas pelo Banco Nacional acabou gerando um saldo de dívidas em torno de 5,36 bilhões de reais.

O QUE ERA O ESQUEMA PONZI?

Os esquemas Ponzi oferecem aos investidores grandes juros em um curto período, e o sistema pode funcionar apenas a curto prazo. Porém, tudo depende da quantidade de novos investidores que integram o negócio.

Inclusive, existem algumas características para recrutar novos investidores, sendo elas:

  • Promessa de altos rendimentos em curto prazo
  • Rendimentos financeiros que não estão documentados
  • Único promotor ou uma única empresa
  • Movimentação apenas em dinheiro, e muito mais. 
Primeiro Banco Nacional (Foto: Reprodução/ Internet)
Primeiro local da Instituição Financeira (Foto: Reprodução/ Internet)

🚨 Celso, Patrícia e Rebeca em novo programa + Domingão em 2 partes cancelado + Demissão no SBT        

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Sophia Villanueva, tenho 25 anos, sou formada na Universidade Metodista de São Paulo em Comunicações Sociais. Inclusive, trabalho com jornalismo desde 2019. Adoro falar sobre o que acontece na vida dos famosos Felipe Campos pede demissão e deixar você a par de todas os babados do mundo da televisão Globo faz especial sobre morte de Ayrton Senna . E também sou muito fã de reality show! Email: sophia.vilanueva@otvfoco.com.br