FORA DO AR

Desprezado pela SKY e NET: O fim de popular canal de TV ao despencar na audiência e encerrar atividades


Canal de TV tinha proposta jovem, mas não emplacou (Foto: Divulgação)

Emissora tinha como plano atrair público da internet

Um famoso canal de TV teve um triste fim, após surgir com a proposta de interagir diretamente com os internautas. Foram 2 anos tentando emplacar, mas o encerramento acabou sendo inevitável.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

No dia 19 de julho de 2007, a Abril Radiofusão, do Grupo Abril, lançou a FizTV, na televisão por assinatura. Vindo da internet, o site Fiz acabou virando um canal popular, já que o conteúdo era, literalmente, baseado no próprio público.

Canal, FizTV
Lançada em 2007, a FizTV tentou trazer o público da internet para a televisão (Foto: Divulgação)

Segundo a Folha de S. Paulo, a FizTV escolhia os melhores vídeos enviados ao portal online e exibia na programação. A grade era composta por atrações de produtoras independentes e a remuneração era de R$ 50 aos selecionados que disputavam nas redes sociais.

Porém, houve uma certa dificuldade em emplacar conteúdos da internet na televisão, principalmente nos pacotes pagos. A audiência esteve bem longe de render o que era esperado e, consequentemente, isso afetou diretamente os lucros.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


De acordo com o Uol, por causa dos baixos índices, SKY e NET, que eram responsáveis por 73% das assinaturas do mercado na época, não incluíram a emissora na programação. E isso, lamentavelmente, acabou fazendo com que o grupo tivesse suas atividades encerradas.

Veja também

MTV Brasil, canal
Sem conseguir se manter sozinha, a FizTV deixou de ser um canal e virou apenas um programa na extinta MTV Brasil (Foto: Divulgação)

O que aconteceu com a FizTV?

Em julho de 2009, apenas 2 anos após sua estreia, o canal teve o sinal cortado pelo Grupo Abril. “A decisão foi motivada pela dificuldade em romper uma barreira praticamente intransponível que existe no Brasil para a distribuição de canais pagos”, justificaram.

Após 3 meses do encerramento, o Fiz virou um programa na extinta MTV Brasil, que era controlada pela mesma empresa. Assim como a parceira, a emissora musical saiu do ar na televisão aberta em 2014, voltando a pertencer à companhia internacional Viacom.

🚨 Davi assume uso de dinheiro doado ao RS + Globo crava desfecho do campeão + Dona Déa é DETONADA         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: lucas.brito@otvfoco.com.br