Entenda com a audiência da TV é calculada e desvende algumas incógnitas
O Ibope, órgão que calcula a audiência dos programas da TV brasileira, é responsável por acompanhar o rendimento de dez capitais. Entretanto, São Paulo e Rio de Janeiro são as mais observadas de todas no que refere-se o quesito popularidade. Mas a pergunta que fica é: como é medida a audiência dos canais?
Primeiramente, o Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística (Ibope) faz um sorteio das residências que irão participar, realizando uma triagem a partir do percentual na população daquela cidade. Após isso, o órgão fala com os moradores e instala um medidor nas televisões, chamado peoplemeter.
De acordo com a identificação da emissora que está sendo transmitida, o medidor manda um sinal de rádio-frequência até a central, onde os dados são organizados e enviados aos assinantes do Instituto.
É importante frisar também que cada ponto de audiência equivale a 1% das pessoas que foram entrevistadas na região. Ou seja, caso um programa consiga alcançar 35 pontos, quer dizer que 35% dos telespectadores captados pelo Ibope estavam acompanhando a atração.
Já o share, que também calcula o rendimento dos canais, funciona de uma maneira um pouco diferente, e representa em porcentagem, a participação de determinado programa ou emissora no total de televisores ligados em determinada faixa horária.
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Nesse caso, se 50% das moradias que possuem o peoplemeter estejam assistindo TV e uma atração esteja marcando 30 pontos, isso representa um share de 60%.
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