Turismo de natureza pode ser a senha para revitalização do setor


De acordo com a pesquisa “O Novo Viajante”, realizada em parceria da Interamerican e Fecomércio/SP, no final do primeiro semestre, mais de 50% dos brasileiros desejam viajar para dentro do País e devem privilegiar lugares abertos e que não favoreçam aglomerações.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O Parque Marinho de Recife de Fora possui ainda diversas piscinas naturaisPorto Seguro Passeios

“O turismo de natureza é a bola da vez”, assegura Débora Gonçalves, secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões do Ministério do Turismo, em entrevista ao iG. Turismo de natureza é um segmento de turismo desenvolvido em áreas naturais com o intuito principal de contemplar a fauna e a flora e curtir passeios ao ar livre.

Os seis tipos de bioma (Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal) e as praias e litorais do Brasil são citados por Gonçalves como exemplos do imenso potencial do País nesse setor, que ainda pode ser melhor aproveitado. Esse é um dos objetivos do Portal de Investimentos, uma nova plataforma lançada pelo Ministério do Turismo que, entre outros destaques, sublinha o ecoturismo como uma grande oportunidade de negócio.

Entre os projetos que integram a plataforma estão o Parque Amazônia, o Polo Turístico Cabo Branco, expansão do Beach Park no Ceará, Complexo de Lazer Águas do Velho Chico, Centro Cultural Indígena, entre tantos outros que podem ser conferidos aqui.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


O turismo de natureza pode ser uma vertente importante também para ampliar o número de turistas estrangeiros no cenário pós-pandemia. Em 2019, em um contexto pré-pandêmico, esse contingente foi de 6 milhões.

De acordo com o ICMBio, o Brasil possui 334 unidades de conservação federais, com mais de 12 mil espécies avaliadas. A Embrapa aponta que a vegetação nativa cobre 66% do território nacional.

São elementos que ajudam a entender a razão do turismo de natureza ser o alvo prioritário nessa fase de revitalização do setor. “É uma nova tendência mundial. Não que as pessoas vão deixar de ir a museus como o Masp”, advoga Gonçalves, mas o turismo de natureza vai ser muito mais procurado do que no passado”. A secretária aposta na “experiência do turismo”, um investimento aliado ao know-how, para dar ao Brasil o protagonismo que sua natureza sugere.

🚨 Davi demascarado + Demissão urgente no SBT junto com Eliana + Belo e Gracyanne falidos     

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA