SBT

TV Alterosa/SBT adota padrão arrojado de tv internacional

TV Alterosa de cara nova Em 16 de agosto, a TV que o mineiro vê lança projeto arrojado que inclui mudanças de cenários, áudio, vídeo e conteúdo de seus produtos seguindo padrão internacional

Junia Bauer – TV Alterosa

Imagem

A TV Alterosa, que está presente na vida de 20 milhões de mineiros em toda Minas Gerais há 48 anos, lança, na segunda-feira, 16 de agosto, mais uma série de mudanças que inauguram novos cenários, nova linguagem de imagem, som e conteúdo jornalístico baseada em inovação e modernidade que será fortemente percebida por seus telespectadores.

A emissora dos Diários Associados sempre primou pela regionalização e o forte investimento em tecnologia, que resultam no alcance de 98% de cobertura em todo o estado. Agora, parte para implantação de um arrojado projeto de renovação, que nasceu em 2009, e foi desenvolvido pela Diretoria dos D.A. em Minas Gerais juntamente com uma consultoria especializada. Foi por meio de uma empresa da América do Norte que esse projeto se consolidou, com a criação de uma nova identidade visual para a emissora, marcada pela presença de luz e de elementos de mineiridade, trazendo o dourado, que representa o ouro e simboliza as riquezas de Minas, e o vermelho, da marca da TV Alterosa, que também é modernizada nesse momento.

Esse pacote de melhorias visuais inovadoras inclui o lançamento de novas vinhetas, trilhas musicais, a repaginação dos cenários dos programas carros-chefe de jornalismo e esportes da emissora, melhoria de contéudo de jornalismo, pautas, edições e imagens e de dinâmica dos programas, que passam a seguir novo padrão de qualidade, que garantirá ritmo exato às atrações.

“Todo esse projeto segue os passos e tendência das grandes redes nacionais, que passam constantemente por significativas reformulações. Estamos apostando na melhoria de conteúdo e visual da Alterosa, que vai passar por tudo que envolve nossos produtos, pensando na empatia com mineiro, bem característica da TV, em um tom moderno e atual totalmente em conexão com esse público”, afirma Geraldo Teixeira da Costa Neto, Diretor Executivo dos Diários Associados, que confirma já terem sido investidos mais de meio milhão de reais e que fará novos investimentos em jornalismo ainda este ano.

As mudanças vêm ao encontro de uma ampla reformulação, que foi iniciada no início deste ano. Primeiramente, as novidades ocorreram com o Jornal da Alterosa – 1ª e 2ª edições, comandadas por Laura Lima, com Benny Cohen, e Erika Gimenes, respectivamente. A sua renovação começou pela imagem das apresentadoras. O guarda-roupa de ambas foi totalmente alterado, com atuação de Anna Marina Siqueira, madrinha da moda mineira, assessoria da produtora de moda Mariana Teixeira e da maquiadora Leda Costa e em parceria com algumas das melhores grifes de Belo Horizonte. Outro destaque de inovação em seu conteúdo foi o lançamento, em maio, do programa TV Verdade. Com apresentação de Ricardo Carlini, traz, de segunda a sexta, assuntos que mexem com a sociedade para serem discutidos por competente elenco que integra a mesa de opinião, por convidados famosos e especialistas que compartilham diferentes pontos de vista. Há três meses no ar, o programa já trouxe integrantes do elenco do SBT como Ratinho, Mônica Veloso, Christina Rocha, David Brasil, André Vasco e Miranda, do programa Qual o seu Talento?, artistas como Sérgio Reis, Eduardo Costa, Agnaldo Timóteo, Alexandre Peixe, grupo Raça Negra, Elke Maravilha e muitos outros e estreou quadros que já são sucesso entre seu público como o Mercado de Trabalho, uma vitrine de empregos para quem busca uma nova oportunidade e quer apresentam, ao vivo, suas habilidades. Essas pessoas recebem ainda por orientação gratuita de uma especialista em recursos humanos. Outro destaque é o quadro SOS TV Verdade, onde quem precisa de ajuda tem a chance de encontrar solidariedade entre os mineiros.

VINHETAS

Com recursos de alta tecnologia e seguindo padrão internacional, as novas vinhetas da TV Alterosa e de seus programas trazem maior impacto visual e marcam ainda mais a presença da Alterosa como a TV que o mineiro vê. Uma das grandes novidades é vinheta do Alterosa Esporte, que traz elementos do projeto do novo Mineirão, feito para a Copa de 2014.

Foram adquiridos novos equipamentos pela área de técnica da emissora para atender à demanda de tecnologia de ponta para suporte desse material.

TRILHAS MUSICAIS

Quinze trilhas musicais para as vinhetas foram produzidas pelo músico Tavito, do Clube da Esquina, que possui ampla experiência em vinhetagem de programas. Ele afirma ter se baseado na emoção que as novas imagens transparecem. “Essas vinhetas são impactantes e possuem componentes que chamam a atenção, despertam o interesse de quem as assiste e, com certeza, vai tocar os mineiros”, garante.

CENÁRIOS

A cenógrafa Lia Renha assina os novos cenários do Jornal da Alterosa e Alterosa Esporte. A renomada profissional buscou aliar harmonia e movimento às vinhetas e assuntos abordados pelos jornalísticos, fazendo uso de nova tecnologia de computação gráfica. “Os produtos que compoem os cenários são de ponta, não há nem madeira nesses espaços. Suas imagens abstratas foram produzidas especialmente para a TV Alterosa para plotagem com gigantismo e alcance de profundidade, que aparenta estarem em 3 dimensões”.

O Jornal da Alterosa passa a contar com uma nova bancada para os apresentadores e mais dois ambientes. Esse modelo misto possibilita receber convidados e transitar pelo cenário moderno, com interação com monitor para contato com transmissões ao vivo.

O Alterosa Esporte ganha um cenário totalmente cromado e repleto de luz e plástica. Com efeitos, mostra para o telespectador um grande estádio, que representa a principal pauta do esportivo, e acolhe os representantes da Bancada Democrática – Dadá Maravilha, do Atlético, Otávio di Toledo, do América, e Vibrantinho, do Cruzeiro – e o apresentador Leopoldo Siqueira. “Este é um cenário totalmente realista, que envolve o telespectador”, afirma Lia.

Segundo a cenógrafa, a TV Alterosa é a única a possuir imagens de cenários dessa magnitude, em tela única, sem emenda.

JORNALISMO

Segundo Benny Cohen, editor de Jornalismo da emissora, a linguagem do Jornal da Alterosa permanece com caráter mineiro e informal. “Essa é uma fórmula de sucesso do jornalístico desde 1996, e, agora, passa por um aprimoramento da qualidade de edição e padrão de reportagens. As duas edições do jornal e o Alterosa Esporte ganham novas artes, gráficos e mapas”, afirma. Seguindo os avanços tecnológicos, os apresentadores passam a usar Ipads, em vez dos tradicionais scripts de papel.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Redação TV Foco