Depois de uma tarde no alvo de muitos comentários, a TV Cultura divulgou uma nota oficial onde assume que a emissora precisa se renovar e que “perdeu audiência, qualidade e se tornou cara e ineficiente”. Nesta quarta-feira, o jornalista Daniel Castro divulgou em seu blog o projeto que prevê a reestruturação administrativa e de conteúdo do canal público. Segundo informações do jornalista, a ideia é “reduzir ao máximo a produção de programas e cortar o número de funcionários em quase 80%, dos atuais 1.800 para 400″, levando o que sobrar da TV Cultura para um prédio comercial, já que a emissora deixará de produzir para exibir conteúdo elaborado por parceiros.
O texto enviado à imprensa destaca que “a TV Cultura é patrimônio querido dos paulistas e brasileiros, com um acervo de ótimos programas e vários artistas e jornalistas de sucesso que começaram aqui”. A frase já diz tudo sobre a importância da emissora. Por mais que gaste para produzir, a Cultura ainda é uma referência em qualidade na televisão, principalmente no segmento infantil e na linha de musicais, já que nunca se rendeu aos modismos e sempre apostou nos verdadeiros talentos da MPB. Portanto é fundamental que mantenha esse compromisso com conteúdo diferenciado. Quanto aos custos para mantê-la, é preciso rever alguns contratos e salários que muitas vezes estão acima do mercado. A nota oficial termina afirmando que o Conselho da Fundação Padre Anchieta receberá em breve uma proposta com ações para a revitalização dos programas de maior repercussão, modernização dos processos administrativos e de equipamentos e não descarta a possibilidade de contratar novos apresentadores e jornalistas. Todo esse processo ainda vai gerar muita polêmica e precisa ser acompanhado de perto pelo grande público.
Parabólica JP
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