Colunas

TV das Crianças: Quatro programas infantis que marcaram época no Brasil

Silvio Santos e o palhaço Bozo (Foto: Reprodução) TV
Silvio Santos e o palhaço Bozo (Foto: Reprodução)

No Dia das Crianças o TV Foco relembra programas infantis marcantes

Hoje (12) é Dia das Crianças e, por essa razão, o TV Foco relembra com vocês alguns programas infantis que marcaram época no Brasil, como por exemplo o saudoso Bozo.

Atualmente a TV Brasileira é muito carente desse tipo de atração devido a uma lei de alguns anos atrás que proibiu propaganda infantil em programas infantis. Ou seja, as propagandas podem ser colocadas em qualquer outro programa, apesar que nos canais fechados os comerciais para crianças continuam normalmente e a lei só atingiu a TV Aberta.

Dessa forma, os canais de TV pararam de investir nesse tipo de atração pois não estavam faturando mais. Por exemplo, a Globo deixou de exibir a TV Globinho e criou o Encontro com Fátima Bernardes no lugar. O SBT é o único que ainda mantém uma extensa programação de desenhos animados por um motivo: Silvio Santos. O empresário afirma que esse tipo de programa é que fideliza o público desde pequeno com a casa.

Agora vamos à nossa lista!

SÍTIO DO PICAPAU AMARELO

O Sítio do Picapau Amarelo foi uma série/ telenovela da TV Globo voltada para o público infantil. Baseado nos personagens do escritor Monteiro Lobato, o Sítio teve várias versões, uma delas foi a exibida entre 2001 e 2007, que teve Isabelle Drummond como Emília e Nicette Bruno como Dona Benta (tiveram várias mudanças de elenco ao longo do tempo). A atração fazia grande sucesso nas manhãs da Platinada.

TV KIDS NA REDETV!

(Foto: Reprodução)

O TV Kids foi um programa exibido entre 2006 e 2018 na RedeTV!, que marcou toda uma geração que voltava da escola de tarde e já ligava no canal. O programa se destacava por exibir muitos animes, como Pokémon, Hunter x Hunter, Fullmetal Alchemist e Super Campeões, entre outros. Mais tarde, a atração também exibiu Chaotic, a série Ryukendo, Ilha dos Desafios e Johnny Test.

PIC NICK NA BAND

O programa Pic Nick era um programa infantil da Band exibido em horário nobre, 20h da noite, desenhos de sucesso e telenovelas teen. Entre as atrações estão Hey Arnold!, CatDog e Doug. Além disso, passou também as séries Normal Demais, Clarissa Sabe Tudo e Zoey 101.

CASTELO RÁ-TIM-BUM

Não dá para fazer uma lista como essa e não colocar o castelo Rá-Tim-Bum. O programa era exibido na TV Cultura e foi criado pelo lendário Cao Hambúrguer. A atração acompanhava as aventuras de um jovem bruxo em um castelo cheio de mistérios e passagens secretas. E isso anos antes de Harry Potter, que foi lançado em 1997, sendo que o Castelo foi exibido entre 1994 e 1997. Brincadeiras à parte, o programa de TV tinha um grande elenco, como Cássio Scapin, Sérgio Mamberti, Rosi Campos, entre outros.

BOZO

Alô criançada, o Bozo chegou! O programa do Bozo foi e continua sendo um dos maiores marcos do SBT e da TV Brasileira. Entre os atores que ficaram o personagem no Brasil, estão Wandeko Pipoka, Arlindo Barreto, Luís Ricardo, Paulo Seyssel, Décio Roberto, Luiz Leandro e o polêmico Marcos Pajé.

Além do Bozo, outros personagens do programa eram a Vovó Mafalda, Papai Papudo, Kuki, Salci Fufu, e o gorila King Bozo. Durante a atração de TV, eram feitas brincadeira de auditório, sorteios, e também era exibido desenhos animados.

Confira a audiência detalhada de todas as novelas da Globo semana a semana aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Vinícius Vieira

Analista de televisão há mais de 10 anos, Vinícius Vieira é redator e escreve sobre o assunto há pelo menos 6 anos e é um apaixonado pelo assunto, principalmente a TV aberta. Contato e profissional: vinicarvalhocontato@outlook.com