Destaque Globo

TV Integração é a primeira emissora do país a disponibilizar Interatividade na programação local


A TV Integração é a primeira emissora do país a oferecer os recursos de Interatividade em sua programação local. A afiliada Rede Globo já oferece os recursos disponibilizados pela Globo e nesta terça-feira (31), a emissora estreia a nova tecnologia no MGTV 1ª edição.

O telejornal é o primeiro do Brasil a aplicar a Interatividade.  Considerada um dos exemplos mais bem-sucedidos de implantação do sinal digital no país, a TV Integração dá mais um grande salto, saindo à frente até mesmo de outros telejornais.

Com o recurso interativo, mais de 1 milhão de telespectadores da área de cobertura das cidades de Uberlândia, Uberaba e Ituiutaba passam a receber informações como: vagas de empregos, enquetes notícias curtas, previsão do tempo e a possibilidade da atualização do noticiário em formato de texto.

Para ter acesso à interatividade é necessário adquirir um aparelho com receptor de TV digital que também possua o middleware GINGA (programa criado para funcionar dentro do conversor digital, que permite o conteúdo interativo).  O aparelho já está disponível no mercado para a venda em magazines e lojas de produtos eletroeletrônicos.

Hoje as pessoas podem ter acesso gratuito ao conteúdo interativo já disponível nos jogos do Campeonato Brasileiro de Futebol e nas novelas Passione e Ti-ti-ti. A novidade na TV Integração marca a chegada da interatividade no jornalismo.


Em setembro, a afiliada também vai disponibilizar a interatividade no programa Carona.

Interatividade

O sistema GINGA começou a ser desenvolvido há 17 anos pela Universidade Federal da Paraíba e pelo laboratório de telemídia da PUC-Rio (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro). No final de 2009 foi aprovado pela UIT (União Internacional de Telecomunicação) o padrão Ginga – NCL. A aprovação significa uma chancela da UIT ao padrão brasileiro, que poderá ser utilizado por fabricantes do mundo todo em produtos que permitirão a interatividade.

Com a implantação desse sistema, o Brasil fica à frente da Europa e dos EUA já que a interatividade será gratuita assim como a TV Digital.

Fabricantes já apostam e disponibilizam no mercado aparelhos que possuem o conversor de TV Digital embutido e externo com o novo middleware Ginga. Modelos de celulares com o padrão de TV Digital interativa custam em média setecentos reais, os televisores em média quatro mil reais e os conversores externos custam cerca de trezentos e cinqüenta reais. A expectativa de uma das maiores empresas de eletroeletrônicos do mundo é de que ao final de 2010, cerca de 5% dos celulares vendidos no Brasil tenham a tecnologia da TV digital integrada (no final de 2009, esse percentual era de 1,5%). O fato de ser um conteúdo gratuito também deve contribuir para a demanda por esses aparelhos.

Pioneirismo

Primeira afiliada da Rede Globo, no Brasil, a TV Integração tem a marca do pioneirismo em seus 46 anos de história. Foi também a primeira emissora do país, fora dos grandes centros, e a segunda em Minas Gerais (atrás apenas da capital Belo Horizonte) a entrar na era digital, com a implantação do sinal digital em Uberlândia, no dia 16 de março de 2009. Em junho deste ano, a emissora lançou simultaneamente as transmissões do seu sinal digital nas cidades de Ituiutaba e Uberaba. E no prazo de cento e vinte dias ampliará sua cobertura a Araguari.

Sempre à frente das discussões relacionadas à TV Digital, a TV Integração tem sido referência e modelo dentro e fora do Brasil. Recentemente o diretor de engenharia da emissora, Paulo Feres, foi convidado para um dos maiores congressos de engenharia de televisão (SET 2010), que acontece em São Paulo. O diretor falou dos desafios da digitalização das emissoras do interior de Minas e também apresentou o aplicativo interativo que será disponibilizado na programação local da afiliada.

Exclusivo /  TV Foco

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Deivison Lima

Escreve sobre Televisão desde 2008