AGORA

Uber anuncia novo serviço de corridas sem tarifa dinâmica para salvar passageiros em SP hoje (22)

22/01/2025 às 18h15

Por: Lucas Brito
Imagem PreCarregada
Entenda situação dos aplicativos (Foto: Divulgação)

Assim como a 99, o aplicativo voltou a oferecer caronas com motoqueiros, mesmo após Ricardo Nunes proibir atividade

Nesta quarta-feira, dia 22, a Uber Moto retomou as atividades na cidade de São Paulo. O serviço havia sido interrompido em janeiro de 2023, por causa de uma proibição da prefeitura.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As caronas voltaram a ser oferecidas após a 99, que é a maior concorrente, liberar os motoqueiros na capital, mesmo em meio a uma briga judicial. Contudo, a dinâmica fica restrita aos bairros fora do centro expandido do município.

Segundo o Uol, esta semana, a Justiça teve uma decisão favorável às empresas na briga contra a prefeitura. O poder público solicitava uma multa de R$ 1 milhão diária para o descumprimento da ordem, mas a liminar foi negada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na semana passada, Ricardo Nunes chegou a chamar a 99 de “assassina” após o anúncio do serviço, ressaltando os dados de acidentes com motocicletas na cidade. Em contrapartida, a empresa declarou que esse tipo de transporte se tornou comum pelo país.

Como resposta, a Secretaria Executiva de Transporte e Modalidade Urbana classificou como “ilegal” e “irresponsável” a modalidade. Por isso, a prefeitura afirmou que entrará com uma queixa-crime contra a Uber e a 99, alegando que insistirá ainda em outras medidas legais.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

LEIA TAMBÉM:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Diferente de São Paulo, outras cidades têm autorização legal para manter as motos por aplicativos. No Rio de Janeiro, a prática é uma das mais comuns, também fora das plataformas. A obrigação, claro, fica por conta do uso do capacete, como manda o artigo 244 do Código de Trânsito Brasileiro.

Detran, CNH, Trânsito, IPVA, São Paulo
Prefeitura de São Paulo tenta proibir motos da Uber e 99 na cidade (Foto: Divulgação)

Afinal, o que aconteceu?

  • Em resumo, Uber e 99 retomaram os serviços com motos na cidade de São Paulo, mesmo após a proibição do prefeito Ricardo Nunes;
  • O político afirma que a intenção é diminuir o número de acidentes no trânsito. Segundo o DataSUS, pelo menos 33 motoqueiros morrem por dia no Brasil;
  • Para manter a decisão, Nunes chegou a ameaçar os responsáveis das empresas.
Uber, 99, Ricardo Nunes
Ricardo Nunes afirmou que vai processar a Uber e 99, após descumprimento da ordem (Foto: Divulgação)

Conclusão

Fundada em 2009, na Califórnia, nos Estados Unidos, a Uber está presente em 72 países. No Brasil, a estreia aconteceu em 2014. Desde então, surgiram várias outras plataformas com o mesmo tipo de serviço. Já a 99, que é brasileira, começou a atuar em 2012.

+ Aliás, veja ainda outras notícias, mudanças e novidades sobre a Uber!

99
aplicativo
Destaque
Uber

Autor(a):

Lucas Brito é um jornalista que ama conversar sobre tudo, mas em especial sobre música, culturas, teorias e boas histórias. Seu maior objetivo é conseguir se tornar um grande comunicador e ter espaço para tratar de assuntos sociais que considera importantes, além de poder opinar sobre a ficção, como séries e novelas. Email: [email protected]

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.