“Não estará mais disponível no Brasil”: Uber acaba de emitir comunicado e decreta fim de serviço essencial

Comunicado exclusivo enviado ao TV Foco confirma fim de serviço essencial do Uber e anúncio pega milhares de usuários de surpresa

15/05/2025 8h03

5 min de leitura

Imagem PreCarregada
Uber anuncia fim de serviço essencial e pega muitos de surpresa (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco/Canva/Freepik)

Comunicado enviado ao TV Foco confirma que funcionalidade deixará de funcionar a partir de 16 de junho; Parceria com gigante explica reestruturação

A Uber, uma das maiores empresas de mobilidade urbana do mundo, acaba de anunciar o fim de um dos serviços mais aclamados e essenciais para milhares de usuários brasileiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trata-se da aba “Mercado“. A informação foi confirmada com exclusividade à redação do TV Foco, por meio de um comunicado oficial enviado pela companhia.

A funcionalidade, que permitia aos usuários realizarem compras de supermercado diretamente pelo aplicativo da Uber, será descontinuada a partir de 16 de junho de 2025.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No entanto, é bom deixar claro que tal decisão faz parte de uma estratégia maior da empresa, que vem ajustando seu portfólio de serviços no Brasil.

Sendo assim, a partir desse comunicado e apurações feitas através de outros veículos como Exame e Reuters, a equipe do TV Foco explica abaixo tudo o que você precisa saber sobre esse fim.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Uber confirma novidade aos 60+ (Foto: Divulgação)
Uber confirma fim de serviço essencial (Foto Reprodução/Internet)

O que era a aba “Mercado” e por que fez tanto sucesso?

A aba “Mercado” foi lançada pela Uber durante o período de pandemia como uma alternativa prática para compras rápidas de itens essenciais.

Por meio de parcerias com empresas como a Daki e outras redes varejistas, a plataforma permitia que os usuários comprassem produtos de supermercado com entrega em até 15 minutos em cidades como:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

  • São Paulo;
  • Belo Horizonte;
  • Rio de Janeiro.

O serviço se destacou por unir velocidade, conveniência e integração com o já familiar ambiente do app da Uber.

Além disso, clientes assinantes do plano Uber One contavam com taxa de entrega gratuita em pedidos elegíveis, o que aumentava ainda mais a adesão ao serviço.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o crescimento do hábito de consumo online e a busca por experiências cada vez mais simplificadas, a aba “Mercado” se consolidou como um dos pilares do ecossistema da Uber no Brasil, especialmente entre consumidores urbanos que priorizam agilidade no dia a dia.

Opção mercado da Uber será extinta (Foto Reprodução/Uber)
Opção mercado da Uber será extinta (Foto Reprodução/Uber)

Por que a Uber decidiu acabar com a aba “Mercado”?

Mas, ao contrário do que muitos devem imaginar, esse fim não é fruto de queda na demanda ou insatisfação dos usuários, muito pelo contrário.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Reuters e Exame, a decisão está diretamente ligada à recente aliança estratégica firmada entre Uber e iFood no Brasil.

A parceria, anunciada oficialmente em maio de 2025, permitirá que usuários do iFood possam solicitar viagens da Uber diretamente pelo app de delivery.

http://www.otvfoco.com.br/wp-content/uploads/2015/05/Daniela-Mercury.jpg
A decisão se deu após um fechamento de parceria da Uber com iFood (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Em contrapartida, usuários da Uber terão acesso aos serviços de entrega do iFood, incluindo alimentos, conveniência, farmácia e supermercado.

Essa reestruturação tem como objetivo otimizar operações e integrar os pontos fortes de cada plataforma: a liderança da Uber em mobilidade e a hegemonia do iFood no setor de delivery.

Dessa forma, a aba “Mercado” deixa de fazer sentido na estratégia atual da Uber, que agora aposta em sinergias com empresas especializadas em logística de última milha.

Comunicado oficial enviado à redação do TV Foco:

Veja abaixo, na íntegra, o comunicado da Uber enviado a um de nossos jornalistas, com a omissão do nome do remetente por questões de privacidade:

“Estamos escrevendo para informar que a aba “Mercado” não estará mais disponível no Brasil a partir de 16 de junho de 2025. Com isso, os benefícios de taxa de entrega grátis em pedidos elegíveis deixarão de existir a partir desta data.

Mas os benefícios de viagens se mantêm.

Continue economizando com promoções e descontos, como 10% de cashback em Créditos Uber em viagens elegíveis, acesso a motoristas melhor avaliados e vantagens exclusivas para assinantes.”

Como cancelar a assinatura do Uber One (caso deseje)?

Passo a passo para cancelar:

  • Acesse a seção “Conta” no app da Uber e clique em “Uber One”.
  • Role até “Gerenciar Assinatura”.
  • Selecione “Cancelar Assinatura” e siga as instruções.

Se o pagamento já tiver sido processado, é possível solicitar reembolso diretamente pelo suporte do app.

Como solicitar reembolso:

  • Vá até a seção “Conta”, clique em “Uber One”.
  • Role até “Gerenciar Assinatura”.
  • Clique em “Saiba Mais” > “Como cancelo minha assinatura Uber One?”.
  • Solicite o reembolso no campo de texto ao final da página.

Prazo para solicitar reembolso:
O pedido pode ser feito até 30 dias após o cancelamento.

Quais alternativas os usuários da aba “mercado” da Uber possuem agora?

Com a saída da aba “Mercado”, a principal alternativa oferecida pela própria Uber será a integração com o iFood.

Afinal de contas, a mudança permitirá que usuários façam pedidos de supermercado, farmácia e outros itens diretamente pelo app da Uber, via o sistema logístico da plataforma mais famosa de delivery.

Além disso, outras plataformas como Rappi e Zé Delivery também seguem atuando no segmento de entregas rápidas de mercado e conveniência, oferecendo alternativas viáveis para os usuários mais impactados pelo encerramento.

Thumbnail Video Youtube

Conclusão:

Em suma, a saída da aba “Mercado” marca o fim de uma era dentro do ecossistema da Uber no Brasil.

Embora o serviço tivesse forte aceitação entre os usuários, a nova aliança com o iFood mostra que a empresa aposta em modelos mais colaborativos e eficientes para competir no mercado de entregas.

A promessa da Uber é manter benefícios e ampliar o leque de serviços por meio dessa integração.

Resta saber se os usuários – especialmente os mais fiéis à aba “Mercado” – verão na mudança uma evolução ou uma perda. Mas, para saber mais sobre os aplicativos de mobilidade e outros, clique aqui*.

NOTÍCIAS DE PARCEIROS

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 34 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora e voltei para essa cidade para recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.