Terminantemente PROIBIDOS em SP: Decreto de suspensão acaba com serviço crucial da 99 e da Uber na capital


Uber e 99 dão fim a serviço crucial em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Um decreto em São Paulo acaba com serviço essencial da Uber e 99 e deixa todos os condutores chocados

A Uber e 99 são duas das principais empresas do ramo, mas precisam lidar com um decreto que atinge em cheio um serviço crucial. Na capital de São Paulo os passageiros não podem trafegar de moto.

Os aplicativos de viagens foram um dos que mais cresceram nos últimos anos, principalmente nas grandes e populosas cidades. Porém, algo que incomoda um pouco é a questão do trânsito, que acaba tirando um pouco a paciência de todos.

Em São Paulo é ainda pior dependendo do horário, às vezes um trecho que se faz em 30 minutos pode levar até mais de 2 horas, se tiver acidente ou for horário de pico. Assim, uma das saídas seriam as motos, que cortam o trânsito pelo corredor.

Uber é a principal empresa de aplicativos de viagens no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)
Uber é a principal empresa de aplicativos de viagens no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)

Porém, de acordo com o portal ‘Olhar Digital’, o então prefeito Bruno Covas sancionou no dia 5 de junho de 2018 uma lei em que proíbe o uso de motos para transporte de passageiros. Caso descumpra essa lei, o condutor pode receber uma multa de até R$1 mil.

Apesar disso, o Tribunal de Justiça de São Paulo julgou que a determinação era uma competência da União. Dessa maneira abriu precedentes para as empresas aderirem a esse serviço.

Veja também

99 é uma das principais empresas do ramo (Reprodução/Foto: 99/Divulgação)
99 é uma das principais empresas do ramo (Reprodução/Foto: 99/Divulgação)

Uber e 99 sem moto em São Paulo

Por conta disso, as empresas ensaiaram começar esse serviço na capital paulista, em 2023, porém o Prefeito Ricardo Nunes bateu de frente com essa decisão. O político prezou pela segurança de todos, já que as motos são os veículos mais envolvidos em acidentes fatais.

Por conta disso, tanto a Uber, quanto a 99 encerrarem esse serviço no dia 30 de janeiro do ano passado, aderindo ao pedido da prefeitura.

“A atitude da 99, assim como da Uber, corrobora com a preocupação pela segurança e a saúde da população de São Paulo no viário urbano, baseada em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde”, disse a Prefeitura em nota.

As empresas não podem transportar passageiros de moto em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)
As empresas não podem transportar passageiros de moto em São Paulo (Reprodução: Montagem TV Foco)

Quantos motoristas da Uber há no Brasil?

De acordo com o próprio site da Uber, o aplicativo de corrida conta com mais de 1 milhão de motoristas parceiros. Atualmente, ele é o aplicativo de viagens mais utilizado pelos brasileiros nos dias de hoje.

🚨 Chris Flores DEMITIDA + Davi fala sobre notícia de separação + Nova culpada pelo fim de Belo e Gracyanne   

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. [email protected]. Minhas redes sociais são: