Tarifa dinâmica desmascarada e rombo nos cofres: Uber entra na mira do PROCON por 2 terrores flagrados em SP

30/05/2024 às 9h50

Por: Gabriel Amaral
Imagem PreCarregada
Uber está na mira do Procon por 2 terrores (Reprodução: Montagem TV Foco)

Uber, uma das principais empresas do ramo de aplicativos, está na mira do Procon por 2 motivos de terror

O Uber conta com milhares de usuários no Brasil, mas você precisa ficar atento em dois motivos que o colocam na mira do Procon. Um dos maiores terrores é a tarifa dinâmica, mas também lidaram com um rombo nos cofres.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

O aplicativo é o mais utilizado entre os brasileiros que querem uma viagem mais confortável. Assim, é de extrema importância que se notifiquem as mudanças de maneira clara e ninguém se surpreenda.

De acordo com o portal ‘O Antagonista’, em fevereiro deste ano de 2024, o Procon notificou o Uber em São Paulo. Isso porque solicitaram esclarecimentos sobre a política de preços, que se enquadra a tarifa dinâmica.

Uber conta com mais de 1 milhão de motoristas no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)
Uber conta com mais de 1 milhão de motoristas no Brasil (Reprodução/Foto: Uber/Divulgação)

Para quem não sabe, a tarifa dinâmica é a variação do valor da corrida de acordo com a demanda. Assim, em dias de chuvas, ou quando o transporte público está em greve ou com problemas, o preço pago pelos clientes é muito mais caro.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Desse modo, o Procon solicitou que a empresa explicasse de maneira detalhada como funcionava esse aumento. Agora, o aplicativo deixou bem claro como que funciona, para que ninguém se surpreenda na hora de solicitar uma corrida.

Veja também

“Quando o preço está dinâmico, um multiplicador para o preço normal, um preço dinâmico adicional ou um preço definido que inclui o preço dinâmico aparecem na tela de ofertas. Essas informações variam de acordo com a cidade”. O percentual da taxa de serviço da Uber não se altera com o preço dinâmico.”, explicaram.

Comunicado da Uber sobre tarifa dinâmica (Reprodução: Internet)
Comunicado da Uber sobre tarifa dinâmica (Reprodução: Internet)

Rombo nos cofres

De acordo com o próprio portal do Procon, o órgão multou a Uber por conta de não disponibilizar as informações relacionadas a cobrança de serviços que não foram prestadas. Além disso, restituiu o valor indevidamente cobrado, e não o fez em dobro, como prevê a lei.

Segundo o artigo 2° do Decreto Federal N°7.962, as empresas devem disponibilizar em seu sítio eletrônico as suas principais informações, como número de inscrição, endereço físico e outros.

Já em relação as cobranças indevidas, a empresa cobrou por serviços não prestados. Nestes casos, ainda segundo o site, a devolução do valor deve ser o dobro do que pagou, o que não ocorreu neste caso do Uber.

Procon (Foto: Reprodução/Internet)
Procon fiscaliza todas as empresas, para que tenham tudo em ordem (Foto: Reprodução/Internet)

Quantos motoristas da Uber há no Brasil?

De acordo com o próprio site da Uber, o aplicativo de corrida conta com mais de 1 milhão de motoristas parceiros. Atualmente, ele é o aplicativo de viagens mais utilizado pelos brasileiros nos dias de hoje.

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Eu sou Gabriel Amaral, jornalista, formado na Universidade Anhembi Morumbi em 2021. Apaixonado por qualquer tipo de esporte, torcedor do São Paulo e adoro me perder assistindo filmes e séries dos mais variados gêneros e fã da música sertaneja. Faço matérias variadas sobre as celebridades e suas mansões. gabriel.amaral@otvfoco.com.br. Minhas redes sociais são:

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.