Urgente: Campanha de vacinação pode ser paralisada a qualquer momento e Brasil suplica ajuda à China


Vacina ainda não tem aprovação da ANVISA (Foto: Reprodução)
Vacinação no Brasil pode ser paralisada a qualquer momento (Foto reprodução)
Vacinação no Brasil pode ser paralisada a qualquer momento (Foto reprodução)

Vacinação no Brasil pode ser paralisada a qualquer momento

A situação da vacinação por aqui ainda anda bastante delicada e a prova disso é que o Ministério da saúde resolveu enviar nesta terça-feira (8) carta para o embaixador da China pedindo ajuda nas negociações com a farmacêutica Sinopharm sobre a disponibilidade de 30 milhões de doses para fornecer ao Brasil. 

O fato é que neste momento, a vacinação no Brasil pode ser completamente paralisada a qualquer momento justamente por falta de doses. Na carta enviada pelo ministério da saúde fica claro que a vacinação pode ser paralisada a qualquer momento, caso providências não sejam tomadas.

A carta com o pedido de ajuda na negociação com o potencial fornecedor foi assinada pelo secretário-executivo do Ministério da Saúde, Élcio Franco, e enviada ao embaixador Yang Wanming.

A vacina da Sinopharm, nomeada de BBIBP-CorV, não está entre as doses negociadas ou em planejamento já anunciadas pelo Ministério da Saúde. A BBIBP-CorV tem 79,3% de eficácia. A vacina da Sinopharm é do tipo “inativada”, ou seja, utiliza o método clássico, produzida com um vírus da Covid-19 “morto” para gerar uma reação imunológica.

Em outubro de 2020, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) declarou que “não compraremos a vacina da China”, e desautorizou o ministro Eduardo Pazuello, que havia negociado a aquisição de 46 milhões de doses da CoronaVac, desenvolvida pelo laboratório Sinovac em parceria com o instituto Butantan, de São Paulo. Em março, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), filho do presidente, culpou a China pela disseminação do coronavírus.

Autor(a):

Eu sou Aaron Tura, publicitário e jornalista, formato na universidade nas Faculdades Integradas Rio Branco. Atuo no mercado de TV desde 2010 sendo um grande admirador da área de atuação de TV e Famosos, com experiência em portal de notícias e na TV. Posso ser encontrado por em minha rede social @aarontura no Instagram