Luto no futebol: Morte de jogador causou comoção nacional
O mundo do futebol entrou em estado de profundo luto neste sábado, 11 de novembro, com a trágica morte de um grande jogador. Um dos maiores atacantes de uma amada seleção acabou morrendo dentro de campo após desmaiar durante uma partida por seu clube.
Raphael Dwamena, atacante que fez oito partidas pela seleção de Gana, morreu aos 28 anos após desmaiar durante um jogo do seu clube, o Egnatia, da primeira divisão da Albânia. Diante da enorme perda, a Federação de Futebol de Gana decidiu emitir um comunicado.
“Nossos sentimentos estão com a família de Raphael Dwamena neste momento difícil. Raphael representou Gana com todo o coração. Sentiremos para sempre a falta dele por sua dedicação ao país”, disse a Federal de Futebol de Gana ao falar sobre a trágica morte do jogador.
O centroavante caiu sem consciência aos 25 minutos de jogo e logo os atletas perceberam que a situação era grave. Tanto seus companheiros como os adversários se aproximaram para tentar ajudar e imediatamente uma equipe de socorristas entrou no gramado da Arena Egnatia.

No entanto, o jogador não reagiu. A disputa, que estava 1 a 1, foi suspensa. O clube albanês publicou um post de pesar nas redes sociais com as datas de nascimento e de morte do atleta, além da mensagem “Descanse em paz” em inglês. A triste notícia gerou comoção nacional.
O que o jogador tinha?
Segundo informações do jornal português Record, Dwamena já havia sido diagnosticado com um problema cardíaco em 2017 . No entanto, ele prosseguiu no esporte. Em 2019, quando jogava no Levante, da Espanha, novos exames voltaram a apontar sua fragilidade cardíaca.
Na ocasião, o jogador recebeu nova recomendação para abandonar a carreira. Mas, preferiu não ouvir os médicos. Assim, fez uma cirurgia para colocação de um desfibrilador na Espanha e voltou a campo. No mesmo ano, saiu do Levante e foi para o Zaragoza, o maior clube de sua carreira.
