INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

INSS: confira tudo sobre aposentadoria e benefícios

Urgente: Nova lei do INSS é aprovada com reajuste histórico e novo valor entra em vigor já nesta quinta (11)

Nova lei do INSS é aprovada com reajuste histórico - Foto: Internet
Nova lei do INSS é aprovada com reajuste histórico - Foto: Internet

O anúncio da nova lei da autarquia foi confirmada aos brasileiros e caiu como uma bomba

Sem sombra de dúvidas, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), é um dos órgãos mais importantes do Governo Federal. Para quem não sabe, ele é responsável por pagar a aposentadoria e demais benefícios aos trabalhadores.

E por falar na autarquia, ela aprovou uma nova lei com reajuste histórico e novo valor entra em vigor já nesta quinta-feira (11) de janeiro. De acordo com o site ‘CNN Brasil’, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional que recebem pagamentos maiores que o salário mínimo terão reajuste de 3,71% em 2024.

Vale destacar que, a variação histórica é dada segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) HOJE, de acordo com o artigo 41-A da Lei 8.213 de 1991.

INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)
INSS é um dos principais programas do governo (Reprodução: Internet)

É importante ter em mente que, o reajuste é o menor desde meados de 2018, quando o INPC registrou alta de 3,43%. Segundo o Ministério da Previdência Social (MPS), o governo seguirá usando o INPC acumulado durante o ano para o reajuste dos benefícios do Regime Geral de Previdência Social (RGPS).

Qual o valor do salário mínimo para 2024?

Para quem não lembra, o Governo Lula confirmou o valor do novo salário mínimo para 2024: R$ 1.412, conforme a assessoria do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) informou.

Veja também

Vale lembrar que, o montante é pago aos trabalhadores, aposentados, pensionistas e pessoas que recebem benefícios de auxílio-doença ou de prestação continuada (BPC).

Cédulas de dinheiro (Foto: Governo Federal)
Cédulas de dinheiro (Foto: Governo Federal)

O valor fica em linha com as expectativas do mercado previamente anunciadas, que consideraram os dados do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) registrado nos últimos 12 meses até novembro mais o crescimento real do Produto Interno Bruto (PIB) dos dois anos anteriores.

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA