O QUE ROLOU?!

Hemorragia e UTI: A ordem da Anvisa contra 2 produtos cruciais e amados de beleza denunciada na Globo

11/06/2024 às 6h40

Por: Lennita Lee
Imagem PreCarregada
Produto amado nas clinicas de estética recebeu proibição da ANVISA após sérios riscos (Foto Reprodução/Montagem/Lennita/ANVISA/Freepick)

A proibição da ANVISA contra 2 produtos cruciais de beleza após sérias consequências e o caso virou pauta na Globo

No dia 08 de agosto de 2023, o G1, jornalístico da Globo, denunciou um caso envolvendo 2 produtos cruciais no mercado da beleza e amado pelas mulheres cujos quais foram proibidos pela ANVISA, após uma série de riscos comprovados.

Siga o Tv Foco no Telegram

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

A denúncia apresentava alegou que os mesmos poderiam ter causado complicações em mulheres que se submeteram a procedimentos estéticos feitos com uma marca de ácido hialurônico.

Ainda conforme informações expostas pelo G1, uma das vítimas chegou a ser internada em uma UTI na região de Goiania.

O argumento usado pela ANVISA foram os casos de reações após o uso destes produtos, que foram notificados como cosméticos apesar de apresentarem, à época, instruções de uso irregulares.

Siga o Tv Foco no WhatsApp

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


A informação foi devidamente publicada em uma edição extra do Diário Oficial da União (DOU), no dia 07 de agosto de 2023.

Veja também

De acordo com a própria ANVISA, os produtos interditados foram o:

  • Dermo Bioestimulador e Preenchedor Cosmobeauty
  • Fluído Ultraconcentrado Tonificante Cosmobeauty.

Conforme descrito na edição do D.O.U, TODOS os lotes destes produtos estão incluídos.

Segundo a ANVISA o uso destes produtos notificados como cosméticos, apresentam instruções de uso irregulares e infringem os incisos III, IV e V do Art. 3º da Lei nº 6.360, de 23 de setembro de 1976.

E também o inciso XVI do Art. 3º da Resolução de Diretoria Colegiada – RDC nº 752, de 19 de setembro de 2022 e tendo em vista o previsto nos arts 6º, 7º e inciso I do art. 67 da Lei 6360, de 23 de setembro de 1976.

Complicações:

A vítima mencionada na matéria foi identificada por Betânia Lima Guarda, de 29 anos. Ela foi internada na UTI após ter passado por um procedimento de preenchimento nos glúteos.

A paciente deu entrada na unidade com embolia pulmonar, seguida de hemorragia no pulmão.

Betânia foi sozinha fazer o procedimento com uma esteticista, na clínica que fica no Setor Urias Magalhães.

Segundo a delegada Emília Podestà, a profissional responsável pela aplicação disse que usou “ácido hialurônico com um bioestimulador”.

Ao decorrer da investigação, a instituição detectou outras três vítimas.

Ainda de acordo com a delegada, uma dessas vítimas, também moradora de Aparecida de Goiânia, prestou depoimento por vídeo chamada por estar internada e que durante a sua internação na UTI teve 7 paradas cardíacas.

Conforme exposto pelo G1, a esteticista foi defendida pelo advogado, porém não prestou manifestações à imprensa na época.

Qual foi o pronunciamento das Cosmobeauty após constatação?

Ainda de acordo com o G1, em nota oficial, a Cosmobeauty informou que, mesmo antes da medida da ANVISA, os produtos referidos não estavam sendo produzidos e comercializados.

O comunicado detalhou que a Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA esclareceu que, desde que se iniciaram as investigações em Goiânia a pedido da marca contratante Cosmobeauty, a mesma deixou de fabricar e comercializar os produtos.

Fora isso ela: “iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas”

DE ACORDO COM APURAÇÕES FEITAS pelo TV Foco nesta quarta-feira (08), os demais produtos da marca Cosmobeauty são comercializados normalmente, como podem ver na imagem abaixo:

Produto da Cosmobeuty comercializado normalmente (Foto Reprodução/Beleza na Web)

Nota na íntegra da Cosmobeauty:

A Indústria Bio Essencialli Comércio de Cosméticos LTDA, esclarece que desde que se iniciaram as investigações em Goiânia, a pedido da marca contratante Cosmobeauty, deixou de fabricar e comercializar os produtos INDUMAX FUIDO DERMO BIOESTIMULADOR E PREENCHEDOR HORMONY FILLER-CA COSMOBEAUTY e FLUIDO COLOIDAL DERMO ULTRACONCENTRADO TONIFICANTE UP GLÚTEOS COSMOBEAUTY, bem como iniciou seu recolhimento no mercado, e ainda, disponibilizou uma equipe exclusiva para acompanhar as investigações e vítimas.

Com relação a publicação do dia 7 de agosto de 2023 da agência nacional de vigilância sanitária, acerca da medida cautelar que proibiu a industrialização e comercialização dos produtos, esclarece que mesmo antes da medida administrativa publicada, a pedido da marca Cosmobeauty já não estava produzindo, tampouco comercializando os referidos produtos

🚨 Desfecho de Huck na Globo após 24 anos + Estrela do SBT sofre h3morragia + Homem diz ser filho de Chrystian   

Autor(a):

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida.Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever.Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras.Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ...Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.

Botão de fechar
Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.