Novo valor do seguro-desemprego é revelado e trabalhadores comemoram a vitória
O valor do seguro-desemprego pode ser aumento para 2024 caso as notícias do aumento do salario mínimo se concretizem.
Acontece que o aumento do salário mínimo está bem encaminhado, agora crescendo acima da inflação, o que motiva os trabalhadores a comemorarem o novo valor do seguro-desemprego.
Segundo informações do Notícias Concursos, o valor do seguro-desemprego é calculado com base na média salarial recebida nos três meses anteriores à demissão.
Portanto, quando o salário mínimo é reajustado, o valor do seguro-desemprego também é impactado.
Prevê-se que o salário mínimo seja reajustado e aumentado para R$ 1.421,00 em 2024. Isso significa que os beneficiários que recebem o salário mínimo terão o valor do seguro-desemprego aumentado de acordo.
Veja também

“Colapso”: A falência de banco gigantesco anunciada com URGÊNCIA por substituta de Tralli no Jornal Hoje

Carne contaminada e comunicado de risco: A marca rival da Sadia proibida em 2023 e o decreto da ANVISA

Prepare o bolso: Reajuste na conta de luz é confirmado a partir de sábado (2) e cai como bomba a milhões

-CLT (Reprodução - Internet)-

-CLT (Reprodução - Internet)-

-CLT (Reprodução - Internet)-
COMO EU SEI SE TENHO DIREITO AO SEGURO DESEMPREGO?
Para saber se você tem direito ao seguro desemprego, é importante que você tenha ao menos cumprido com alguns requisitos importantes enquanto trabalhava, antes de ter sido demitido.
- Ter trabalhado com carteira assinada;
- Ser demitido sem justa causa;
- Não receber quaisquer outros benefícios da previdência social, com exceção dos benefícios por acidente e por morte.
Além disso, é necessário solicitar o seguro-desemprego dentro de um prazo determinado, que normalmente é de 120 dias a partir da data de rescisão do contrato de trabalho.
É importante ressaltar que esses critérios podem estar sujeitos a alterações e que podem haver regras especiais para categorias específicas de trabalhadores.
Também tem formas diferentes de solicitar o seguro-desemprego, alguma delas são:
Portal de serviços na internet:
Acessando o site do governo (clique aqui), você é direcionado para o preenchimento de todos os dados necessários para adquirir o seguro desemprego.
Aplicativo:
No seu android ou apple, você pode baixar o aplicativo da carteira de trabalho digital, e por meio dela fazer a solicitação do seguro-desemprego.
E-mail ou atendimento telefônico:
Caso você seja mais tradicional, ainda tem as últimas duas formas de fazer a solicitação. Para atendimento direto e aconselhamento personalizado, o trabalhador pode ligar para o número 158. Caso queira o e-mail, o formato padrão do e-mail é trabalho.(uf)@economia.gov.br, sendo que “(uf)” deve ser substituído pela abreviatura correspondente ao estado de residência do trabalhador.