Agora

Agora

MARTELO BATIDO: Valor OFICIAL do novo salário mínimo faz trabalhadores comemorarem hoje (09/10)

Novo salário mínimo é divulgado para pagamento já em janeiro de 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)
Novo salário mínimo é divulgado para pagamento já em janeiro de 2024 (Foto Reprodução/Montagem/Tv Foco)

Valor do novo salário mínimo faz trabalhadores de carteira assinada comemorarem a novidade

E nesta segunda feira (09) trabalhadores brasileiros, sob regime CLT (Carteira assinada), comemoram uma notícia sobre o novo salário mínimo que chega como GRANDE vitória a todos eles.

Pra quem não sabe, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no mês de agosto deste ano de 2023, sancionou o projeto de lei que faz com que se torne PERMANENTE o reajuste do salário mínimo.

Como muitos devem ter acompanhado nas ótimas notícias divulgadas em poucos meses , essa medida também inclui a isenção do Imposto de Renda Pessoa Física.

Sendo assim a partir do ano de 2024, o reajuste do salário mínimo seguirá critérios de inflação mais variação positiva do Produto Interno Bruto (PIB) dois anos antes.

Caso o PIB não apresente crescimento, o salário mínimo será reajustado apenas pela inflação. Essa política de reajuste foi muito elogiada por trazer mais poder de compra para as famílias e para a economia.

Veja também

De acordo com o “Seu Crédito Digital” e em conformidade com o que foi declarado pelo próprio presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Sendo assim foi divulgado que o próximo valor oficial deve ser na quantia de R$ 1.461.

O melhor de tudo, é que ele passa a valer a partir do mês de janeiro do próximo ano de 2024. Ou seja, os trabalhadores já vão começar o ano com o pé direito.

 

Conquista!

Pode se dizer que essa nova medida é vista como um grande direito conquistado para muitos trabalhadores, assim como para a economia, afinal de contas, aumentando o poder de compra do povo, automaticamente a “roda” passa a girar com mais facilidade.

Vale dizer que essa política de reajuste já foi aplicada em mandatos anteriores do presidente Lula e provou ser benéfica ao longo dos anos.

Jaques Wagner (PT-BA), relator do projeto no Senado e líder do governo na Casa, ressaltou os benefícios da política de reajuste do salário mínimo, que tem sido aplicada por vários anos.

Segundo ele, o aumento real no salário mínimo representa um volume superior no bolso do trabalhador, impulsionando o comércio e trazendo prosperidade para todas as famílias brasileiras.

Há controvérsias …

Porém a oposição não deixou de expor os seus pontos e expressou preocupações em relação aos impactos nos gastos públicos resultantes do aumento do salário mínimo.

Segundo o portal Pronatec, o líder da oposição, o senador Rogério Marinho (PL-RN), argumentou que o governo não está adotando uma postura adequada de responsabilidade fiscal.

Ele também destacou os anos de 2015 e 2016, período este em que o país enfrentou altas taxas de inflação e um alto índice de fechamento de empresas, enfatizando a importância de medidas para evitar o aumento dessa pressão fiscal.

Para Marinho, é necessário analisar o aumento real anualmente, levando em consideração o contexto econômico de cada ano fiscal. Fora isso, os críticos fazem um alerta para a necessidade de uma análise anual desse mecanismo, ao invés de torná-lo uma política permanente.

Argumentam que essa abordagem pode causar impactos negativos para os trabalhadores, gerando uma bomba fiscal que afetaria juros, empregos e até mesmo a inflação.

Quem mais se beneficiará com esse aumento no salário mínimo?

É válido destacar que o reajuste do salário mínimo não irão  apenas influenciar a vida dos trabalhadores, mas também diversas despesas públicas federais, como aposentadorias, pensões do INSS e até mesmo o Bolsa Família.

O salário mínimo serve como base para o cálculo desses pagamentos, o que torna a medida ainda mais relevante para a população de baixa renda.

De acordo com o Tesouro Nacional, em 2022, a Previdência Social correspondeu a 53% dos gastos relacionados a bens e serviços quando comparado a outras funções, como saúde, educação e despesas dos demais Poderes.

Portanto, o reajuste do salário mínimo tem um impacto significativo nos gastos do governo e deve ser levado em consideração para garantir a sustentabilidade desses programas sociais.

 

🚨 Casa de Vidro no BBB24? + Fãs de Davi pedem a expulsão de Yasmin Brunet + Jojo recebe convite de Bolsonaro 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Quem escreve

Lennita Lee

Meu nome é Lennita Lee, tenho 32 anos, nasci e cresci em São Paulo. Viajei Brasil afora, e voltei para essa cidade, afim de recomeçar a minha vida. Sou formada em moda pela instituição "Anhembi Morumbi" e sempre gostei de escrever. Minha maior paixão sempre foi a dramaturgia e os bastidores das principais emissoras brasileiras. Também sou viciada em grandes produções latino americanas e mundiais. A arte é o que me move ... Atualmente escrevo notícias sobre os últimos acontecimentos do cenário econômico, bem como novidades sobre os principais benefícios e programas sociais.