VOLTA!

5 bilhões do ASSAÍ, adeus a 70 lojas e ressureição após 5 anos: Varejista volta das cinzas pra derrubar o Oxxo


Oxxo e mercado (Fotos: Reproduções / Internet / Canva)

Varejista volta das cinzas após anos para derrubar rivais, como o Oxxo

No ano passado, uma varejista retornou das cinzas para derrubar as rivais, como o Oxxo, após 5 anos.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Telegram

Nesta quinta-feira, 09, iremos recordar a volta de uma das maiores marcas de supermercados do Brasil.

O brasileiro possuí diversas opções para comprar seus alimentos e outros produtos, uma vez que o país conta com diversas bandeiras de varejistas e mercados.

Cada cidadão possuí a sua preferência de varejista, seja pelas ofertas ou até mesmo pela gama de produtos.

Receba nossas notícias diretamente no seu WhatsApp


Desse modo, no ano passado, inúmeros brasileiros ficaram emocionados com a volta do Extra, como uma rede de mini mercados.

Veja também

A bandeira surgiu com hipermercados em 1989 e tornou-se uma das mais famosas do país. Suas lojas, incluíam upermercados e minimercados e o e-commerce de alimentos são operados pelo GPA.

No ano de 2010, começou um plano estratégico que modificaria a forma de como a marca Extra era aplicada em suas lojas.

O plano visava transformar os hipermercados em Extra Hiper. Oito anos depois, algumas lojas da marca Extra Supermercado foram convertidas para Compre Bem.

No entanto, no ano de 2021, o segmento de hipermercados acabou, quando o o grupo varejista fechou 71 pontos de vendas para conversão a rede Assaí Atacadista.

No dia 14 de outubro de 2021, foi anunciado que a divisão de hipermercados seria extinta. O varejista fechou 71 pontos de vendas para conversão a rede Assaí Atacadista por R$ 5,2 bilhões.

Porém, o Extra ressurgiu das cinzas no fim de 2022 e agosto de 2023. Todas as lojas que em 2018 foram convertidas em Compre Bem, voltaram a se chamar Extra Mercado, encerrando a bandeira após 5 anos.

Assaí (Foto: Reprodução/Internet)
Assaí (Foto: Reprodução/Internet)

VOLTA

O Extra Mercado possuí é uma rede mini de mercados, fato que os fez mudar drasticamente no segmento.

O conceito de lojas do Mercado Extra é formado por um espaço diferenciado chamado de Rua do Comércio, onde os clientes encontram as melhores ofertas em itens da cesta básica.

Desse modo, o novo segmento da varejista é concorrente direta do Oxxo, como minimercado.

Mesmo com um grande nome, as unidades do “mini” Extra ainda são menores em quantidade do que o Oxxo.

Nos últimos meses, inúmeras cidades passaram a ter milhares de unidades do Oxxo espalhadas pelos bairros, principalmente em São Paulo.

No dia 29 de setembro do ano passado, o Mercado Extra abriu sua maior loja, localizada na Avenida Dr. Ricardo Jafet, 1501 na região sul da cidade de São Paulo.

De acordo com o portal SuperHiper Abras, a unidade passou por uma grade remodelação, parte do projeto de conversões das operações de hipermercados.

Outro exemplo é que no ano de 2023, o Supermercado Compre Bem, localizado na Av. Voluntário Fernando Pinheiro Franco, 609, no centro, voltou a ser Extra Mercado.

Mercado Extra (Foto: Reprodução / SuperHiper Abras)
Mercado Extra (Foto: Reprodução / SuperHiper Abras)

QUANTO CUSTA PARA ABRIR UMA LOJA OXXO?

Como havíamos mencionado, o Oxxo tornou-se um dos principais modelos de mini mercados do país. Desse modo, muitos analisam se o investimento vale a pena ou não.

Mas, afinal, quanto custa para abrir uma rede da Oxxo? Pois bem, valor médio do investimento necessário é cerca de R$ 750.000,00.

Além disso, para instalação a unidade é preciso ter um terreno de 90m², que comportem todos os serviços que seus mercados buscam ofertar.

Unidade do mercado Oxxo (Foto: Reprodução / Internet)
Unidade do mercado Oxxo (Foto: Reprodução / Internet)

🚨 Exclusivo: Bia derruba campeões do BBB e Davi 'afunda' + venda da Globo? + Eliana rival de Portiolli         

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Eu sou Giovana Misson, jornalista por formação pela Universidade Mackenzie de São Paulo. Criadora de conteúdo digital e redatora sobre o mundo das celebridades desde 2019. Já trabalhei em assessoria de imprensa, local em que cuidei de marcas de peso e por redações focadas no entretenimento. Sou apaixonada por moda, beleza, música, séries e nunca perco uma fofoca. Faço matérias focadas em programas de televisão e sobre o cotidiano dos famosos, fato curioso é que sou muito fã de Virgínia Fonseca Email: giovana.misson@otvfoco.com.br