Agora

Agora

Donos de veículos populares em festa no Brasil: Nova lei tem martelo batido e fim da CNH para esse grupo

CNH / Veículos em rodovia - Montagem TVFOCO
CNH / Veículos em rodovia - Montagem TVFOCO

Saiba todos os detalhes sobre a nova lei que tem martelo batido e fim da CNH para esse grupo

E simplesmente uma nova lei tem o seu martelo batido com o fim da CNH para um grupo específico de donos dos carros populares.

Assim, com esses motoristas simplesmente me festa, vocês saberão agora todos os detalhes sobre o assunto.

Antes de mais nada, é muito importante ressaltar que o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) desempenha um papel crucial nessa evolução, e uma resolução recentemente aprovada promete trazer mais clareza e atualizações importantes para a classificação de veículos desse tipo.

Então, segundo informações do Jornal Contábil, a atualização das classificações de veículos de duas rodas, como ciclomotores e bicicletas elétricas, conforme estabelecida pelo Contran, visa trazer clareza e simplicidade às regras de registro e licenciamento desses meios de transporte.

Tal regulamentação é muito importante para garantir que os cidadãos possam utilizar esses veículos de forma segura e de acordo com a legislação.

Veja também

Qual veículo pode ser pilotado sem Carteira de Habilitação?

Confira então como funciona a classificação dos veículos e suas necessidades para o uso da CNH:

1- Ciclomotor: Veículos de duas ou três rodas equipados com um motor que não excede a capacidade máxima de 50 cm³, e sua velocidade é limitada a 50 km/h.

2 -Bicicleta: As bicicletas são veículos movidos exclusivamente pela força humana, equipados com duas rodas e não se assemelham a motos, motonetas ou ciclomotores, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Assim, no contexto das regras de trânsito no Brasil, é importante ressaltar que, para a grande maioria das motocicletas, ciclomotores e motonetas, a posse de habilitação é um requisito OBRIGATÓRIO.

Ou seja, para usar tais veículos as pessoas devem possuir a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria A.

Assim, precisa ficar claro que apenas bicicletas elétricas e tradicionais, patinetes, monociclos e hoverboards não se encaixam nessa regra, ou seja, eles podem serem conduzidos sem o documento.

As bicicletas tem aumentado suas vendas nos últimos anos (Reprodução: Internet)
As bicicletas tem aumentado suas vendas nos últimos anos (Reprodução: Internet)
Bicicleta elétrica (Foto: Divulgação)
Bicicleta elétrica (Foto: Divulgação)

Dessa forma, agora que vocês já tem todas essas informações, é só tomar todos os cuidados possíveis para não acabarem burlando as regras de trânsitos.

🚨 Mãe de Davi diz que filho está se 'segurando' para não trair a esposa no BBB24 + Gu3rra no SBT 

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA

Assuntos

CNH

Quem escreve

Bianca Rayla

Eu sou Bianca Rayla, Administradora por formação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte- UFRN e Redatora Web por amor e vocação. Apaixonada por cobrir o mundo das celebridades desde 2018, já passei por diversos sites do mundo do entretenimento. Apaixonada por música sertaneja e uma boa fofoca, faço matérias diariamente sobre os mais diversos assuntos, com foco nos artistas da Globo , os quais tenho grande admiração. Meu e-mail é: [email protected] Minhas redes sociais são: