Veja quando e por qual motivo a Dona Maroca de A Viagem morreu

Veja quando e por qual motivo a Dona Maroca de A Viagem morreu; confira agora o que realmente aconteceu anos atrás

28/05/2025 12:24

4 min

Veja quando e por qual motivo a Dona Maroca de A Viagem morreu (Foto: Reprodução/Montagem TV Foco)
Veja quando e por qual motivo a Dona Maroca de A Viagem morreu (...
Continua depois da publicidade

Veja quando e por qual motivo Yara Cortes, a Dona Maroca de A Viagem, morreu

Yara Cortes, consagrada atriz da Globo, marcou gerações ao interpretar Dona Maroca na novela A Viagem (1994), um clássico espírita escrito por Ivani Ribeiro.

Continua depois da publicidade

A personagem foi a grande matriarca da família Veloso, mãe de Diná (Christiane Torloni), Raul (Miguel Falabella), Alexandre (Guilherme Fontes) e Estela (Lucinha Lins). Fora das telas, Yara Cortes teve uma vida reservada.

Ela não se casou, não teve filhos e passou seus últimos anos em um apartamento em Copacabana, no Rio de Janeiro, onde cultivava o hábito de criar pássaros. A atriz faleceu no dia 17 de outubro de 2002, aos 81 anos, vítima de insuficiência respiratória aguda decorrente de um câncer de pulmão.

Continua depois da publicidade

O que acontece com Dona Maroca em A Viagem, da Globo?

Na trama da Globo, Dona Maroca sofre profundamente com o destino trágico do filho Alexandre, que se suicida na prisão. Esse evento marca a personagem, que passa a ter sonhos com o filho, enquanto ele permanece no Vale dos Suicidas.

Como se não bastasse, Dona Maroca enfrenta outra grande perda: a morte da filha Diná, vítima de um infarto fulminante. Além das tragédias familiares, ela ainda passa por momentos difíceis com a filha Estela, com quem protagoniza alguns desentendimentos.

Continua depois da publicidade

A atuação de Yara Cortes em A Viagem segue sendo lembrada como um dos momentos mais marcantes de sua longa trajetória na televisão brasileira.

Leia também

Ator vive afastado e na floresta

Conhecido por interpretar o inesquecível Alexandre na novela A Viagem , da TV Globo, o ator Guilherme Fontes se afastou dos holofotes. Sendo assim, hoje leva uma vida completamente diferente. Há cerca de 30 anos, ele trocou a agitação da fama por um cotidiano recluso.

Continua depois da publicidade

Atualmente, ele vive cercado pela natureza exuberante da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro. Aos 58 anos, o ex-galã da Globo, que brilhou nas décadas de 1980 e 1990, vive em uma casa localizada na Gávea, vizinha à comunidade da Rocinha.

O imóvel é envolto pela Mata Atlântica e impressiona por sua estrutura rústica: com piscina natural e um paredão de pedras, o espaço se tornou um verdadeiro refúgio particular. Desde que se mudou para o local, o ator de A Viagem adotou um estilo de vida simples e consciente.

Continua depois da publicidade

Guilherme Fontes longe das câmeras

Ele mesmo realiza a maior parte das tarefas domésticas, dispensando uma equipe fixa de funcionários. “Gosto da bagunça organizada. Prefiro fazer as coisas com minhas próprias mãos, é uma forma de estar mais presente no meu espaço”, revelou o ator.

A natureza ao redor é parte essencial da rotina de Guilherme. Cobras, macacos, lagartos e até tucanos fazem visitas frequentes à casa. Para ele, esses encontros são enriquecedores. “Tem dias em que acordo e vejo uma preguiça no telhado. Isso me faz valorizar ainda mais a vida que escolhi viver”, contou em entrevista recente.

Apesar de morar em uma área nobre, Guilherme Fontes mantém um padrão de vida discreto e evita ostentação. De vez em quando, contrata ajuda para organizar a casa e cuidar do jardim, mas no dia a dia, assume tudo com prazer – da limpeza à cozinha.

Conclusão

Yara Cortes deixou um legado marcante na teledramaturgia brasileira, eternizada como Dona Maroca em A Viagem. Sua atuação segue viva na memória do público, mesmo após sua partida em 2002.

Atriz de História de Amor em detalhes inéditos de morte revelados

Quer receber avisos de notícias no seu dispositivo? Ative as notificações do TV Foco.

Tópicos nesse artigo:

Continua depois da publicidade

Autor(a):

Sandra Cotrim é jornalista com anos de trajetória no TV Foco, onde atua como uma das principais redatoras na cobertura de televisão, celebridades e atualidades há mais de quatro anos. Assim, com forte apuração jornalística e olhar analítico, dedica-se a informar o público com credibilidade, profundidade e atenção aos bastidores do mundo da TV.