Celebridades ighome

Veja quem são os famosos que vivem com HIV e falam abertamente sobre a doença: “Nunca pensei”

Madonna, Ney Matogrosso e Charlie Sheen (Foto: Reprodução)
Madonna, Ney Matogrosso e Charlie Sheen (Foto: Reprodução)

Veja os famosos que são soropositivo ou deram declarações à respeito da AIDS

A Aids, causada pelo vírus HIV, é uma doença sexualmente transmissível que por um bom tempo foi motivo de vergonha para muitos, mas com o aumento do acesso à informação, deixou de ser um tabu. Inclusive, muitos famosos são soropositivos e falam abertamente sobre, com o intuito de incentivar os cuidados.

Em decorrência da doença já tivemos milhares de vidas perdidas. Hoje em dia, com o avanço da medicina, os soropositivos tem uma chance maior para lidar com o vírus.

Alguns famosos quebraram o tabu e falaram abertamente sobre o assunto, para ressaltar que ser soropositivo não é uma sentença de morte. Confira as declarações:

MADONNA É A CELEBRIDADE QUE FALA ABERTAMENTE SOBRE

A cantora teve grandes perdas para a doença logo no início de sua carreira e chegou a fazer uma música em homenagem à seu melhor amigo, Martin Burgoyne que foi embora por conta do HIV. Se trata da canção “In This Life”, do álbum “Erotica”.

Seu professor de balé, Christopher Flynn, também foi vítima da doença. Em entrevista à Interview, a veterana falou sobre ele e também à alta da doença em Nova York.

“Christopher foi o primeiro homem – o primeiro ser humano – que fez eu me sentir bem comigo mesma, especial. Ele foi a primeira pessoa que me disse que eu era bonita e que eu tinha algo a oferecer para o mundo”, começou.

“Eu era uma dançarina em Nova York quando a epidemia de AIDS começou, ninguém sabia o que era aquilo. E, de repente, todos esses homens lindos ao meu redor, pessoas que eu amava tanto, estavam morrendo um depois do outro. Foi uma época tão louca.”, lamentou a cantora.

NEY MATOGROSSO

O cantor teve namorados que testaram positivo para o vírus, incluindo Cazuza, mas acabou não contraindo a doença. Em entrevista, ele explicou que não sabe como isso não aconteceu. “Não tem explicação. Pedi essa explicação e o médico não me deu. Mas nem por isso vou ficar dando mole, prefiro não acreditar que sou uma pessoa imune. Eu dei sorte”, contou ele ao TV Fama.

CHARLIE SHEEN É UM DOS FAMOSOS COM HIV

Famoso por seu papel como Tio Charlie em “Two And a Half Man” o ator revelou em 2015 que é soropositivo e ainda se defendeu dizendo que não passou a doença para ninguém por sempre usar preservativos. Quando o momento turbulento passou, ele desabafou sobre o HIV no Today Show:

“HIV. São três letras difíceis de absorver. São a virada na vida de uma pessoa. Aceito esta condição não como uma maldição ou um castigo, mas como uma oportunidade, um desafio. É uma oportunidade de ajudar outras pessoas. É um desafio de melhorar quem sou”, desabafou.

FERGIE

A cantora é ativista no combate à AIDS e doadora assídua para pesquisas relacionadas à doença. Sempre que possível, ela aproveita sua aparição nos holofotes para incentivar o sexo seguro. Em 2009, a loira aproveitou a estreia do filme “Nove” em Londres, para fazer um alerta:

“Infelizmente, tenho amigos que não se cuidaram quando fizeram sexo e hoje são infectados pelo HIV, por isso o assunto me toca tão pessoalmente. As pessoas têm se mostrado displicentes… AIDS e sexo seguro são assuntos que fazem parte da vida. Quem se protege e protege seus parceiros ou parceiras torna qualquer transa mais atraente.”

Fergie falou abertamente sobre o HIV (Foto: Reprodução)
Fergie falou abertamente sobre o HIV (Foto: Reprodução)

CAZUZA

Primeira celebridade brasileira à falar abertamente sobre o assunto, Cazuza realmente surpreendeu a população ao contar que era soropositivo. “Nunca pensei”, foi o que vivia na boca do povo ao saber da doença do cantor, que ainda era um tabu muito grande.

Cazuza é um dos famosos com hiv (Foto: Reprodução)
Cazuza (Foto: Reprodução)

Tudo aconteceu em 1989, quando a medicina ainda não tinha tantos recursos para tratamento. O famoso chegou ir aos EUA para tratar a doença, mas acabou falecendo em 1990 por um choque séptico causado pela AIDS.

No entanto, enquanto estava vivo, desabafou sobre o alívio que era contar ao mundo sobre ser soropositivo.

“Mostrar aos outros que com AIDS pode-se continuar vivendo, trabalhando, produzindo me pareceu o caminho mais certo. Agora me sinto mais aliviado”, disse ele à Veja, em 1989.

Confira outros famosos que também tinham AIDS:

Renato Russo (Legião Urbana), Sandra Bréa (Atriz), Wagner Bello (Etevaldo – Castelo Rá-Tim-Bum), Caio Fernando de Abreu (escritor), Freddie Mercury (Queen).

 

 

 

 

Participe agora do grupo do TV FOCO no Telegram e receba tudo sobre BBB - Clique aqui

Siga o TV FOCO no Google Notícias e receba as informações bombásticas da TV e dos famosos em primeira mão - Clique Aqui!

Sobre o autor

Bianca Barbosa

Veja o valor chocante da herança de Tom Veiga, o Louro José Tiago Leifert entra às pressas e expulsa no BBB Salários dos apresentadores do Hoje em Dia Prova do líder de resistência Participantes odiados que venceram o BBB