Bradesco: confira tudo sobre o banco

Bradesco: confira tudo sobre o banco

Falência decretada e venda ao Bradesco: O fim de 2 bancos gigantescos no Brasil após movimentarem milhões

Bradesco e falência de banco (Reprodução - Internet)
Bradesco e falência de banco (Reprodução - Internet)

Dois grandes bancos, com direito a venda ao Bradesco tiveram falência decretada

Dois dos maiores bancos nacionais tiveram falência decretada e fim oficializado com direito a venda para o Bradesco de um deles.

Hoje nós vamos falar de dois dos maiores bancos que já existiram no Brasil e os motivos deles terem tido decretadas as respectivas falências.

Vocês se lembram do Banco Mercantil e Industrial do Paraná? Vou facilitar para vocês. Talvez vocês conheçam como Bamerindus.

Com sede em Curitiba, o Banco foi um gigante na indústria financeira e foi propriedade da família Andrade Vieira (fundado por Avelino Antônio Vieira), em 1929.

O Bamerindus viveu de 1929 até 1994, passando por 8 décadas diferentes e se adaptando ao modelo comercial e financeiro do Brasil por 65 anos.

Veja também

Para se ter ideia da grandeza dele, ele passou por 22 Presidentes brasileiros incluindo os golpes militares e a ditadura sofrida no Brasil.

Em 1929, em plena crise mundial, Avelino resolveu fundar, em Tomazina, uma empresa bancária, e para isto associa-se a alguns amigos e cria a Sociedade Cooperativa de Responsabilidade Limitada Banco Popular e Agrícola do Norte do Paraná (BPA). Em 1944 o BPA foi incorporado ao Banco Comercial do Paraná, do qual Avelino tornou-se diretor comercial.

Em abril de 1971 esta denominação foi alterada e assim o Banco Mercantil e Industrial do Paraná SA transformou-se no Bamerindus do Brasil SA, uma das maiores instituições bancárias da América do Sul durante as décadas de 1970 e 1980.

O Bamerindus ficou eternizado nas mentes das pessoas pelo Jingle de sua caderneta de poupança com o ator Toni Lopes que passava nos horários da Globo, em específico no Domingão do Faustão nos anos 90:

O tempo passa, o tempo voa; e a ‘Poupança Bamerindus’ continua numa boa… é a ‘Poupança Bamerindus’!“.

Segundo informações do UOL, em 1994, o banco passou a ter dificuldades e acabou entrando no Programa de Estímulo à Reestruturação e ao Fortalecimento do Sistema Financeiro Nacional (PROER).

Mas, o não resultado do PROER acabou trazendo mais crises ao Bamerindus e em 1997 houve a intervenção da instituição pelo Banco Central.

Parte do Bamerindus ficou em posse do Banco Central, a outra parte foi conquistada pelo HSBC (Hong Kong and Shanghai Banking Corporation).

Apesar de ainda existir, o HSBC deixou de ter sue nome vinculado aqui no Brasil, isso porque em julho de 2016, o HSBC Brasil foi vendido ao Bradesco, que pagou R$ 17,6 bilhões para assumir 100% das operações.

O QUE ACONTECEU COM O BANCO CREDIREAL?

De acordo com o portal Acervo Raro Leilões O Banco de Crédito Nacional (BCN) acabou sendo incorporado pelo Banco Bradesco, uma das maiores e mais populares instituições financeiras do país.

Bradesco colocou na mesa 1 bilhão de dólares para seus antigos controladores. O BCN tentou recuperar outra instituição financeira, o Banco Pontual, em 1996, assumindo partes das administrações bancárias, porém não conseguiu evitar a intervenção do BACEN (Banco Central do Brasil)  em 1999.

De acordo com a Folha de S.Paulo, apesar da integração de serviços, o Bradesco decidiu manter a estrutura dos bancos separadas. Em 1997, o vice presidente do Bradesco, Dorival Bianchi, disse alegou que o Bradesco, BCN e o Credireal seriam 3 bancos independentes.

As negociações já chegavam há cerca de  40 dias. Nas últimas semanas que antecederam as negociações, os auditores da Price Waterhouse analisaram as contas do BCN.

O Bradesco adquiriu 93,9% das ações ordinárias (com direito a voto) do BCN, ou 53% do capital total. Essa participação estava nas mãos de cerca de 50 acionistas, principalmente membros das famílias Conde e Grisi.

🚨 Substitutos de Ana Maria batem boca + Ator diz que foi humilhado pela Globo + Adeus Rodriguinho?

NOS SIGA NO INSTAGRAM

Logo do TvFoco

TV FOCO

📺 Tudo sobre TV e Famosos que você precisa saber.

@tvfocooficial

SEGUIR AGORA